Questões de Concurso Público FUNASG - RJ 2024 para Médico Angiologista

Foram encontradas 10 questões

Q3056586 Medicina
“Paciente, 65 anos, com histórico de hipertensão arterial e hiperlipidemia, chega ao pronto-socorro com queixa de dor intensa na perna esquerda, que começou subitamente há duas horas. Ao exame físico está lúcida, orientada, estável hemodinamicamente, mas observa-se a perna esquerda pálida, dolorosa e fria ao toque, sem pulso poplíteo, e com sensibilidade diminuída. No membro contralateral palpa-se pulso poplíteo aumentado e pulso pedioso normal. Com base no quadro clínico apresentado, o diagnóstico mais provável e o tratamento mais indicado são oclusão arterial aguda de tipo _______________ de provável aneurisma de poplítea; _________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q3056587 Medicina
As doenças de notificação compulsória são aquelas que devem ser informadas aos órgãos de saúde pública para controle e prevenção de surtos. No contexto internacional e brasileiro, qual das seguintes doenças é considerada de notificação compulsória tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pelo Ministério da Saúde do Brasil?
Alternativas
Q3056588 Medicina
Paciente, 72 anos, com histórico de imobilização prolongada devido a uma fratura do fêmur, chega ao pronto-socorro com dor unilateral na panturrilha direita e edema. Após a realização de exames, foi diagnosticado com Trombose Venosa Profunda (TVP), e há suspeita de embolia pulmonar. Qual dos seguintes achados clínicos ou diagnósticos é mais indicativo de embolia pulmonar secundária à TVP?
Alternativas
Q3056589 Medicina
Paciente apresenta uma lesão ulcerativa em membro inferior, com bordas elevadas e fundo necrótico. Após a anamnese e exame físico, o médico suspeita de leishmaniose cutânea, mas deve considerar outras condições que podem mimetizar essa apresentação. Trata-se de diagnóstico diferencial mais importante que deve ser considerado neste caso:
Alternativas
Q3056590 Medicina
Paciente, 30 anos, apresenta-se à emergência com queixa de coloração azulada na ponta do dedo mínimo da mão direita, associada à dor leve e sensação de formigamento. Relata que a mudança de cor começou após um episódio de exposição ao frio e que a coloração não melhora com o aquecimento local. Além disso, ele tem histórico de doença autoimune e refere episódios anteriores semelhantes, embora menos intensos. Com base nas informações apresentadas, trata-se de uma causa INCORRETA para a síndrome do dedo azul:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: D