Questões de Concurso Público Prefeitura de Chiador - MG 2020 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Q1717475 Farmácia
O farmacêutico, com a aplicação da farmácia clínica, promove o uso racional de medicamentos, no que resulta tanto no aumento da segurança do paciente, quanto na redução dos custos do hospital. As intervenções farmacêuticas que são sugestionadas aos médicos, em muitas situações, são aceitas e muito bem-vindas na prática hospitalar.
Qual das alternativas abaixo não se enquadra com um tipo de intervenção farmacêutica. 
Alternativas
Q1717476 Farmácia
A solução polarizante, comumente utilizada nas UTI’s, consiste em aplicação de 5 ampolas de glicose 50 %, ampolas de 10 ml e unidades internacionais (UI) de insulina regular a depender na massa corpórea do paciente. Este procedimento tem o intuito em reverter o título de um eletrólito principalmente na:
Alternativas
Q1717477 Farmácia
Um tipo de fármaco antifúngico tem a capacidade de aumentar a depuração de potássio, no que provoca anemia e sintomas neurológicos. Por alterar a função renal, provoca redução na depuração de creatinina.
Assinale a alternativa que indique este fármaco. 
Alternativas
Q1717478 Farmácia
Paciente internado com COVID-19, em UTI, está fazendo uso de 100 mg de Midazolam, na dispensação não havia ampolas de 50 mg (10 ml), sendo dispensado 20 ampolas de 15 mg (3 ml). O total administrado ao paciente fora 300 mg, o que causou efeitos tóxicos. Para reverter o quadro, o médico solicitou à farmácia um antagonista competitivo dos receptores benzodiazepínicos, sendo a melhor escolha:
Alternativas
Q1717479 Farmácia
A doença de Parkinson é uma doença degenerativa que acomete a substância nigra do cérebro, o que reduz a quantidade de dopamina, neurotransmissor envolvido na comunicação de células responsáveis pelo movimento. Na ausência do neurotransmissor o paciente é acometido por tremores, rigidez, acinesia e instabilidade postural, sinais estes bem característicos da doença. Medicamentos para a doença de Parkinson visam, então, aumentar o aporte de dopamina, e/ou evitar sua degradação, no que reduz as complicações desta patologia. Assinale a alternativa que indique o fármaco utilizado na doença de Parkinson que inibe a descarboxilase L-aminoácido aromático e assim induz um aumento na concentração de L-dopa no nigroestriado.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: C