Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Pleno III - Médico Perito
Foram encontradas 18 questões
1. Incidência é a frequência de novos casos de uma determinada doença ou problema de saúde num determinado período de tempo, oriundo de uma população sob risco de adoecer no início da observação. 2. Prevalência é a frequência de casos existentes de uma determinada doença numa determinada população e num dado momento. 3. Letalidade é o conjunto de indivíduos dentro da mesma população que adquirem doenças.
4. A mortalidade expressa o poder que uma doença ou agravo à saúde tem de provocar morte nas pessoas acometidas.
Assinale a alternativa correta.
1. Órtese é qualquer material permanente ou transitório que substitua total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido. 2. Prótese é qualquer material permanente ou transitório que auxilie as funções de um membro, órgão ou tecido, cuja colocação ou remoção não requeira a realização de ato cirúrgico. 3. Material de consumo é todo aquele que, em razão de sua utilização, perde normalmente sua identidade ou característica física ou tem sua utilização limitada a dois anos de validade. 4. Material permanente é todo o bem ou material que, em razão de sua utilização, não perde sua identidade física ou característica, mesmo quando incorporado a outros bens, tendo durabilidade superior a dois anos.
Assinale a alternativa correta.
1. O aposentado que contribuiu para o plano de saúde por 10 anos ou mais poderá permanecer no plano por um ano para cada ano de contribuição, desde que não seja admitido em novo emprego e que a empresa empregadora continue a oferecer esse benefício aos seus empregados ativos.
2. O aposentado que contribuiu para o plano de saúde por período inferior a 10 anos tem o direito de se manter no plano enquanto a empresa empregadora oferecer esse benefício aos seus empregados ativos, desde que não seja admitido em novo emprego.
3. O aposentado que permanece trabalhando pode continuar a gozar do benefício no plano de ativos até que se desligue completamente da empresa (pedido de demissão ou demissão com ou sem justa causa), quando deverá passar a gozar dos benefícios garantidos aos aposentados.
4. Para o ex-empregado demitido ou exonerado sem justa causa,a manutenção do plano será correspondente à metade do tempo de permanência em que tenha contribuído para o plano, assegurados o mínimo de 6 e o máximo de 12 meses.
Assinale a alternativa correta.
1. Ter sido beneficiário de plano coletivo decorrente de vínculo empregatício.
2. Ter contribuído com pelo menos parte do pagamento do seu plano de saúde.
3. Assumir o pagamento integral do benefício.
4. Não ser admitido em novo emprego que possibilite o acesso a plano privado de assistência à saúde.
Para que o aposentado ou o ex-empregado demitido ou exonerado sem justa causa sejam mantidos no plano de saúde empresarial, deve(m) ser observada(s) a(s) condição/ões:
1. Tratamento da dependência da nicotina.
2. Promoção da amamentação adequada e alimentação complementar.
3. Restrições sobre o marketing de alimentos e bebidas com muito sal, gordura e açúcar, especialmente para idosos.
4. Promoção da amamentação adequada e alimentação complementar.
É/São considerada(s) intervenção/ões de base populacional custo-efetiva(s) e de baixo custo que pode(m) reduzir o risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT):
1. Cirrose decorrente da infecção pelo vírus da hepatite B ou C.
2. Síndrome hepatopulmonar.
3. Doença de Caroli.
4. Polineuropatia amiloidótica familiar.
É/São considerada(s) indicação/ões de transplante hepático: