Questões de Concurso Público FMS 2019 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 20 questões
No tocante à proteção contra incêndios, marque a alternativa CORRETA, com relação às afirmativas a seguir:
I. Os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, considerando a legislação federal.
II. É responsabilidade do sindicato profissional, e não do empregador, providenciar para todos os trabalhadores da categoria informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio.
III. Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas, de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los, com rapidez e segurança, em caso de emergência.
IV. As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
V. Nenhuma saída de emergência deverá ser
fechada à chave ou presa, durante a jornada
de trabalho.
Em toxicologia ocupacional, os efeitos agudos e
crônicos causados pelas exposições a agentes
químicos nos ambientes de trabalho são
levados em conta para o estabelecimento de
limites de exposição ocupacional (LEO). Os
critérios para a definição de LEO variam entre
os países e mesmo de uma instituição para
outra dentro de um mesmo país
(BUSCHINELLI,2014). Com relação aos riscos
de acidentes com agentes químicos no
ambiente de trabalho do setor de saúde,
marque a alternativa CORRETA referente às
afirmativas a seguir:
I. No Brasil, os LEO são denominados Limites de Tolerância (LT), sendo definidos como “a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral”, e estão estabelecidos nos Anexos 11 e 12 da Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho e Emprego.
II. A avaliação das concentrações dos agentes químicos, através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto - ao nível respiratório do trabalhador; entre cada uma das amostragens deverá haver um intervalo de, no mínimo, 20 (vinte) minutos.
III. A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada, através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
IV. Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
V. É vedado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos.
Considerando o que estabelece a NR-32 com relação à proteção radiológica, marque a afirmativa CORRETA, conforme a análise das afirmativas a seguir:
I. O atendimento das exigências da NR-32 com relação às radiações ionizantes desobriga o empregador de observar as disposições estabelecidas pelas normas específicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, do Ministério da Saúde.
II. É obrigatório manter no local de trabalho, à disposição da inspeção do trabalho, o Plano de Proteção Radiológica - PPR, aprovado pela CNEN, e para os serviços de radiodiagnóstico aprovado pela Vigilância Sanitária.
III. O Plano de Proteção Radiológica deve identificar o profissional responsável e fazer parte do PPRA do estabelecimento.
IV. O trabalhador que realize atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes deve estar capacitado inicialmente e de forma continuada, em proteção radiológica.
V. A monitoração individual externa, de corpo
inteiro ou de extremidades, deve ser feita
através de dosimetria com periodicidade
trimestral e levando-se em conta a natureza
e a intensidade das exposições normais e
potenciais previstas.
Considerando as medidas de proteção referentes à segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, tendo por base a Norma Regulamentadora 32, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
I. Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades, após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.
II. O empregador deve vedar a utilização de pias de trabalho, para fins diversos dos previstos; o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim; e o uso de calçados abertos.
III. Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
IV. A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosas, e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador.
V. Em todo local onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos, devem ser fornecidas aos trabalhadores, mediante recibo, instruções escritas, em linguagem acessível, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho.