Questões de Concurso Público Prefeitura de Arapiraca - AL 2018 para Professor de Séries Iniciais

Foram encontradas 4 questões

Q1724561 Pedagogia

O processo de ensino-aprendizagem das ciências naturais deve se propor a preparar o aluno para uma atitude positiva em relação às mudanças e de forma reflexiva levar o aluno a pensar, sentir e agir a favor da vida, de modo a descobrir o seu mundo bem como conhecê-lo para saber valorizar o ambiente que o cerca, capacitando-o a tomar as decisões mais acertadas para com os semelhantes e com a natureza. Sabemos que a evolução da ciência é cada vez maior. Desta forma, pode-se dizer que o progresso da tecnologia se dá juntamente com as descobertas da ciência, oferecendo aos estudiosos recursos para ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos científicos.


Avalie as assertivas que se seguem:


I - Ensinar ciências dentro de uma corrente crítico-reflexiva vai além da mera transmissão de conteúdos produzidos pelos grandes gênios. De acordo com Millar (2001), o ensino de ciências naturais deve ser para compreensão de todos, sem pretensões de formar pequenos cientistas.


II - Carvalho e colaboradores (1998) salientam a importância do ensino de ciências naturais ocorrer desde os anos iniciais. Segundo os autores, o desencadear futuro do aluno na disciplina depende da maneira como se dá o primeiro contato: quando de maneira forçada, dentro da realidade do aluno, pode criar uma aversão pelas ciências.


III - Nesse sentido, trabalhar os conhecimentos científicos em sala de aula não deve ser uma via para que o estudante se aproprie da construção humana do conhecimento e se sinta parte dessa evolução, tendo então, o ensino de ciências, um caráter histórico e cultural com foco principal da formação científica do estudante.


IV - Lorenzetti e Delizoicov (2001) afirmam que a alfabetização científica deve ocorrer desde os anos iniciais, pois é quando se inicia o processo de alfabetização básica. De acordo com esses autores, a alfabetização científica é uma maneira de dar significado às ciências naturais, para que o estudante possa fazer uma leitura científica do mundo.


V - Não se deve evitar as memorizações e transições atropeladas de conceitos, pois o espaço das aulas dedicado a questionamentos pode ou não ser interessante para a criança. Para isso, espaços de grande interesse das crianças, como laboratórios, parques e museus podem servir como locais para discussões que favoreçam a alfabetização científica com a mediação do professor (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001).


Marque a alternativa que representa as afirmações CORRETAS:

Alternativas
Q1724562 Pedagogia

“Os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendizagem vinculados a uma concepção da escolaridade em que se dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem” (Hernandez, 1998).


É consensual que um projeto de trabalho seja caracterizado por:


I - Ser uma concepção de educação e de escola que leva em conta a abertura para os conhecimentos e problemas que circulam fora da sala de aula e que vão além do currículo básico.

II - Ser um planejamento técnico, envolvendo a gestão no processo de aprendizagem.

III - Favorecer à autodireção do aluno a partir de atividades como o plano de trabalho individual e o planejamento semanal ou quinzenal do que acontece na sala de aula.

IV - Ter o professor o papel de orientador da relação dos alunos com o conhecimento, processo no qual também o docente atua como aprendiz.

V - A construção de uma educação de qualidade ocorre no interior de cada escola com a participação apenas da equipe gestora da escola.


É INCORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q1724565 Pedagogia
O homem não vive sem fazer comparações e avaliações, as quais refletem a visão que tem de si e da sociedade, refletem os valores eleitos e presentes em determinados períodos históricos; esses, ao se refletirem na instituição escolar, incidem diretamente na avaliação da aprendizagem. Compreendida nesses termos, a avaliação poderá:
I - Ser utilizada para diagnosticar as carências e erros dos alunos ,a fim de que o avaliador tome uma decisão e possa ajudá-los a superar suas dificuldades ,sempre no sentido de promover sua aprendizagem.
II - Internalizar a auto-imagem do aluno, conforme a classificação que lhe é atribuída, entre os bons, os médios e os fracos.
III - Pensar a avaliação da aprendizagem e contextualizá-la num sistema de política educacional e social, clareando os pressupostos que embasam a proposta educacional da qual é parte,
IV - Ensino e avaliação não devem, necessariamente, caminhar juntos, pois a avaliação não é parte intrínseca do ensino.
V - Acredita-se que os avanços que se pretenda alcançar numa prática educativa poderão ser encaminhados a partir de um currículo preestabelecido e que subordine a formação do homem aos tramites da legislação.
Marque a alternativa que está em desacordo com o texto acima:
Alternativas
Q1724566 Pedagogia
No processo educacional que vise ao crescimento do aluno, à construção do conhecimento e à transformação da sociedade, a função classificatória da avaliação perde a força que ainda tem, uma vez que não mais interessa estigmatizar o aluno como bom, médio ou fraco. Interessa sim diagnosticar e superar as dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem, clarear as falhas na transmissão, assimilação e construção do conhecimento, para melhor decidir acerca das novas ações docentes e discentes, no sentido da recondução do processo da maneira mais científica possível. -
De acordo com teorias da aprendizagem, destacam-se como princípios fundamentais à construção do conhecimento as seguintes afirmativas, com EXCEÇÃO de:
I - Todo conhecimento provém da prática social e a ela retorna; II - Há produção de conhecimento na solidão do sujeito; III - No processo de avaliação, percebe-se que se deve dissociar o ato de acompanhar e retomar o processo de construção dos saberes, principalmente quando se pretende constatar o nível de conhecimento que o educando adquire. IV - O processo de avaliação não poderá ser maior do que o processo de aprendizagem, sob pena de reduzi-lo aos constructos de um avaliador. V - Ao encarar a avaliação, é preciso considerar que ela é a ponta do “iceberg” visível do processo de ensino e aprendizagem, e que se deve analisá-la para além da simples aparência do fenômeno, indo a seus determinantes, leis, nexos, fundamentos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: B