Questões de Concurso Público Prefeitura de Bauru - SP 2025 para Especialista em Gestão Escolar - Diretor de Escola de Jovens e Adultos

Foram encontradas 50 questões

Q3258762 Não definido
A imagem e o depoimento a seguir ilustram a situação de muitos adultos e jovens. Observe-os e posteriormente responda à questão:

Q1.png (352×236)
https://www.osaogoncalo.com.br/geral/133788/eles-se-viram-nos-30-ambulantes-revelam-rotina-de-vendas-nas-ruasde-niteroi

“...por causa que eu não tenho estudo para arrumar serviço... serviço de casa de mãe de família também não estou arrumando. (...) tem muita gente desempregada, procurando serviço, então a minha luta é esta daqui, da rua... eu não consigo arrumar, assim, uma firma para trabalhar, porque eu não tenho... estudo que dê... suficiente para arrumar uma firma, né... então foi aonde que eu achei, para mim... depender da... sustento da minha família foi a rua.”
https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37171999000100002

Miguel Arroyo em seu texto “Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares?” faz uma reflexão sobre quais currículos seriam necessários para essa juventude e vida adulta extremamente vulneráveis, expostos ao trabalho informal e que procuram a EJA. A partir desta reflexão assinale a alternativa INCORRETA, segundo as ideias de Arroyo: 
Alternativas
Q3258763 Não definido
Durante o ano letivo de 2024, o Conselho Escolar da Escola Municipal de Bauru se preparou para realizar suas reuniões de acordo com as diretrizes do Art. 13 da Deliberação CME nº 1, de 21 de novembro de 2013, que trata da implantação de Conselhos Escolares nas unidades de ensino do Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Um dos membros do Conselho se dirigiu à Diretora da Escola para esclarecer as regras sobre a convocação e funcionamento das reuniões. Assinale a alternativa que contém a resposta INCORRETA e que, portanto, não poderia ser fornecida pela Diretora da Escola:
Alternativas
Q3258764 Não definido
Considerando o que dispõe a Deliberação CME n º 1, de 21 de novembro de 2013 sobre a implantação de Conselhos Escolares nas unidades de ensino do Sistema Municipal de Ensino de Bauru, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3258765 Não definido
Observe a charge a seguir:

Q4.png (345×250)
raizes-e-asas-fasciculo-8-avaliacao-e-aprendizagem.pdf

O Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao abordar o tema da avaliação afirma que assim como a necessidade de uma metodologia flexível, “a avaliação também requer uma estrutura flexível que, ao mesmo tempo, seja capaz de contemplar a apropriação dos conteúdos significativos e respeitar o tempo diferenciado de aprendizagem de cada um, e não um tempo único para todos”. O currículo de Bauru para a EJA considera, ainda, que:

I. A avaliação é um meio, e não um fim em si.
II. É imprescindível não tornar a avaliação um fator de exclusão dos educandos.
III. Espera-se que a base de sustentação da avaliação esteja pautada nas etapas de diagnóstico, desenvolvimento e ações processuais, tendo como foco os objetivos previamente definidos.
IV. Concebe-se o erro como indicativo para direcionar a prática pedagógica como diagnóstico que permite a percepção do conhecimento construído, e não como forma de controle e autoritarismo.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3258766 Não definido
Observe a charge e em seguida responda a questão.


Q5.png (397×273)
https://www.vvale.com.br/charges/charge-educacao-3/

O Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta o perfil dos educandos que procuram a EJA na cidade e aponta que a diversidade está presente nas salas de aula de jovens e adultos, afirmando que há “predominância de idosos, maioria do sexo feminino e com a peculiaridade da presença bastante significativa de adultos com necessidades educacionais especiais e deficientes intelectuais. Quanto aos jovens, estes também se fazem presentes, sendo, em sua maioria, adolescentes do sexo masculino, caracterizados como em situação de vulnerabilidade social, infratores ou ainda em liberdade assistida.” Segundo levantamento feito pela equipe do CEJA, cada faixa etária tem seus anseios, conforme descritos no Quadro:

Q5_2.png (565×229)

A partir da charge e do exposto anteriormente, assinale a alternativa INCORRETA sobre as ideias que se alinham ao Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): 
Alternativas
Q3258767 Não definido
O texto “Conselhos Escolares: Uma estratégia de gestão democrática da educação pública” que subsidia o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, publicado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), afirma: “uma questão polêmica e que requer mais discussão para seu adequado entendimento é o papel que assumem os representantes das categorias que constituem o Conselho Escolar”. Neste sentido, afirma, ainda, que “é preciso distinguir desde logo, e claramente, o espaço de defesa dos interesses corporativos do espaço de defesa dos interesses coletivos.”

Considerando estas afirmativas assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o texto:
Alternativas
Q3258768 Não definido
Miguel Arroyo em seu texto “A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão afirma que a educação popular, um importante movimento crítico no campo pedagógico, surge de projetos voltados para a educação de jovens e adultos, vinculados a movimentos sociais na América Latina”. O autor procura ressaltar em seu texto, aspectos dessa herança popular e explorar as possibilidades e limitações de sua incorporação nas atuais iniciativas de inclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na legislação e nos sistemas de ensino fundamental e médio.
Considerando as ideias do autor, assinale a alternativa CORRETA sobre os aspectos dessa herança popular:
Alternativas
Q3258769 Não definido
No texto “Alfabetização a ressignificação do conceito”, Magda Soares afirma que os termos alfabetização funcional, alfabetizado funcional, analfabeto funcional, alfabetismo funcional, letramento — trazem presente o conceito de que a inserção no mundo da escrita se dá através de dois processos: a aprendizagem do sistema de escrita (o sistema alfabético e o sistema ortográfico) — o que se poderia denominar alfabetização, em sentido restrito — e o desenvolvimento de competências (habilidades, conhecimentos, atitudes) de uso efetivo desse sistema em práticas sociais que envolvem a língua escrita — a alfabetização (ou alfabetismo) funcional, o letramento.

Segundo a autora, em relação a estes dois processos é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3258770 Não definido
Observe a tirinha a seguir:

Q9.png (569×164)

https://www.passeidireto.com/arquivo/133373348/curriculo

A questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos é a temática central do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire. Temática esta a que se incorpora a análise de saberes fundamentais àquela prática.

A partir da análise da charge e das ideias presentes no livro de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA que apresenta saberes necessários à prática educativo-crítica ou progressista e que, por isso mesmo, devem ser conteúdos obrigatórios à organização programática da formação docente: 

I. Ensinar exige: rigorosidade metódica; pesquisa; respeito aos saberes dos educandos; criticidade; estética e ética; corporeificação das palavras pelo exemplo; risco, aceitação do novo e rejeição a discriminação; reflexão crítica sobre a prática; o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
II. Ensinar exige: consciência do inacabado; o reconhecimento de ser condicionado; respeito à autonomia do ser do educando; bom senso; humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores; apreensão da realidade; alegria e esperança; a convicção de que a mudança é possível; curiosidade.
III. Ensinar exige: segurança, competência profissional e generosidade; comprometimento; compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; liberdade a autoridade; tomada consciente de decisões; saber escutar; reconhecer que a educação é ideológica; disponibilidade para o diálogo; querer bem aos educandos.
IV. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3258771 Não definido
Para Luiz Carlos Freitas (2010) uma das características da “forma escolar” vigente é seu isolamento da vida. A função social da escola capitalista é de produzir a subordinação, a conformidade com o sistema e não de produzir um pensamento crítico sobre este sistema.

Desta forma, é possível afirmar, segundo Freitas, que “a forma da avaliação existente nas escolas está intimamente ligada à forma escolar constituída pelo sistema capitalista a partir de seus objetivos”. Assinale a alternativa CORRETA sobre a denominação que Freitas dá a estes objetivos:
Alternativas
Q3258772 Não definido
No texto “Escolarização de jovens e adultos”, de autoria de Haddad e Di Pierro (2000), é apresentada uma rápida visão panorâmica do tema ao longo dos cinco séculos da história posteriores à chegada dos portugueses às terras brasileiras, mas detém o olhar sobretudo na segunda metade do século XX, em que o pensamento pedagógico e as políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos adquiriram a identidade e feições próprias. De acordo com os autores do texto:

I. A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova e já no período colonial os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos.
II. Com a desorganização do sistema de ensino produzido pela expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759, somente no Império volta-se a encontrar informações sobre ações educativas no campo da educação de adultos.
III. No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência europeia, a garantia de uma “instrução primária e gratuita para todos os cidadãos”, portanto também para os adultos, o que não passou da intenção legal.
IV. Foi somente ao final da década de 1970 que a educação de adultos veio a se firmar como um problema de política nacional, mas as condições para que isso viesse a ocorrer foram sendo instaladas já no período anterior.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3258773 Não definido
Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), ao tratarem da direção como princípio e atributo da gestão democrática, afirmam que a direção da escola, além de ser uma das funções do processo organizacional, é um imperativo social e pedagógico. Sobre as ideias defendidas pelos autores, assinale a alternativa CORRETA:

I. O diretor não pode ater-se apenas às questões administrativas. Como dirigente, cabe-lhe ter uma visão de conjunto e uma atuação que apreenda a escola em seus aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e culturais.
II. A participação, o diálogo, a discussão coletiva, a autonomia, são práticas indispensáveis da gestão democrática e permitem que o diretor se liberte de quaisquer responsabilidades.
III. O significado do termo direção no contexto escolar implica definição de um rumo educativo, tomada de posição ante objetivos escolares, sociais e políticos, em uma sociedade concreta.
IV. O papel do diretor é o de líder cooperativo, o de alguém que consegue aglutinar as aspirações, os desejos, as expectativas da comunidade escolar e articula a adesão e a participação de todos os segmentos da escola na gestão de um projeto comum.

Estão CORRETAS as afirmativas: 
Alternativas
Q3258774 Não definido
Com base no texto “O conselho de escola e a constituição de sujeitos democráticos: revisitando teorias e práticas na/da formação de diretores escolares”, as autoras afirmam ter como horizonte a possibilidade real de que o encontro entre profissionais da educação – pesquisadores e diretores, diretoras, professores e professoras – possa constituir “subjetividades” que “sejam capazes de indignação”, pois, “indignar-nos pode, sim, mobilizar-nos à mudança”. Assinale a afirmativa CORRETA sobre a denominação assumida pelas autoras a estas subjetividades:
Alternativas
Q3258775 Não definido
Dermeval Saviani no livro Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, considera um equívoco a afirmação de que tudo que a escola faz, importante ou não, válido ou não é currículo. Para evitar este equívoco propõe a distinção entre as atividades essenciais que a escola não pode deixar de desenvolver, sob pena de se descaracterizar, de perder a sua especificidade e aquelas atividades, tais como comemorações que se espalham por todo o ano letivo, às quais se associam os denominados temas transversais. As denominações dadas por Saviani a estas atividades estão CORRETAS, respectivamente, na alternativa:
Alternativas
Q3258776 Não definido
De acordo com Ilma Passos Alencastro Veiga, em seu texto “Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva”, o projeto político-pedagógico é entendido “como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A escola é concebida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico.”

Partindo deste entendimento a autora do texto aponta pelo menos sete elementos constitutivos da organização que contribuirão para a construção do projeto político pedagógico. Assinale a alternativa CORRETA sobre a totalidade destes sete elementos apontados pela autora.
Alternativas
Q3258777 Não definido

Carlos, diretor da escola Sabedoria e responsável pela formação continuada de professores que trabalham na EJA, percebe que muitos educadores enfrentam dificuldades em adaptar suas metodologias às necessidades dos alunos. Ele decide que, nesta formação, que terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a formação de professores, devem ser incluídas formas de investigação para compreender melhor os problemas enfrentados pelos educadores e pelos estudantes.


De acordo com o artigo 17 da Resolução CNE/CEB nº 1/2000, a solução desses problemas enfrentados pelos docentes deve se orientar por:

Alternativas
Q3258778 Não definido
Laís, aos 42 anos, decidiu voltar a estudar após ter abandonado a escola na adolescência para trabalhar e sustentar sua família. Ela se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua cidade, mas também demonstrou interesse em se qualificar profissionalmente para melhorar suas oportunidades de emprego. Durante uma reunião, a escola discutiu a possibilidade de integrar a EJA com um curso técnico oferecido por uma instituição parceira, para que Laís e outros alunos pudessem, simultaneamente, concluir seus estudos e obter uma qualificação profissional.

Conforme estabelece o artigo 37 da Lei nº 9.394/1996 (LDB), Educação de Jovens e Adultos deve:
Alternativas
Q3258779 Não definido
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 2/2001, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com necessidades educacionais especiais, a escola deve:
Alternativas
Q3258780 Não definido
Considerando os dispositivos previstos nos artigos 14 e 15 da Lei nº 5999, de 30 de novembro de 2010, que regulamenta os critérios para evolução funcional na carreira dos servidores públicos, assinale a alternativa CORRETA sobre as formas de progressão: 
Alternativas
Q3258781 Não definido
Em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, um estudante transexual solicitou à secretaria que fosse chamado pelo nome pelo qual se reconhece socialmente. No entanto, durante a chamada e nos registros internos da escola, os professores continuam utilizando apenas o nome de registro civil, sem considerar sua solicitação. Nesta situação e de acordo com o Decreto 55.588/2010 do Estado de São Paulo:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: D
6: B
7: C
8: A
9: D
10: A
11: C
12: A
13: A
14: B
15: A
16: C
17: A
18: A
19: B
20: D