Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2021 para Médico

Foram encontradas 9 questões

Q1684728 Medicina
Na atual situação da pandemia provocada pelo novo corona vírus (SARSCov2), responsável pela COVID-19, encontramos um cenário propício para avaliar o correto papel da vigilância em saúde no controle do impacto da doença sobre a população de um município, bem como no planejamento e organização de ações de saúde a partir dos dados analisados a cada semana epidemiológica. Sobre o papel dos órgãos de vigilância em saúde, na redução e prevenção do número de casos, é FALSA a afirmativa:
Alternativas
Q1684729 Medicina
No Brasil, o câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres. A identificação de doença em seu estágio inicial, e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado, são atribuições que dão à atenção básica um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago. A respeito deste câncer é incorreto afirmar-se:
Alternativas
Q1684730 Medicina
A doença de Parkinson (DP) é uma das doenças neurológicas mais comuns dos dias de hoje. Tem distribuição universal e atinge todos os grupos étnicos e classes socioeconômicas. Estima-se uma prevalência de 100 a 200 casos por 100.000 habitantes. Sua incidência e prevalência aumentam com a idade. O seu tratamento medicamentoso e não medicamentoso são disponíveis pelo SUS. A respeito de sua abordagem terapêutica é FALSA a afirmação:
Alternativas
Q1684731 Medicina
O aumento da prevalência do diabetes mellitus está associado a diversos fatores, como transição nutricional, maior frequência de estilo de vida sedentário, maior frequência de excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida dos indivíduos com diabetes. É objetivo do tratamento do paciente com diabetes mellitus (DM) o bom controle metabólico, diminuindo, assim, os riscos de complicações micro e microvasculares. A respeito desta doença, é CORRETA a afirmação:
Alternativas
Q1684732 Medicina
A propagação da tuberculose (TB) está intimamente ligada às condições de vida da população. Prolifera, como todas as doenças infecciosas, em áreas de grande concentração humana, com precários serviços de infraestrutura urbana. O Brasil vem buscando nas articulações intersetoriais a resposta para a epidemia concentrada que temos em algumas populações, especialmente na população indígena, na população privada de liberdade, nas pessoas em situação de rua, nas pessoas vivendo com o HIV e naqueles vivendo em situação de extrema pobreza e fome, todos com riscos aumentados de desenvolver a doença. É FALSA a afirmação:
Alternativas
Q1684733 Medicina
As diretrizes e responsabilidades para a execução das ações de vigilância em saúde, entre as quais se incluem as de vacinação, são definidas em legislação nacional (Lei nº 6.259/1975), a qual aponta que a gestão das ações é compartilhada pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios. Devem ser pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), tendo por base a regionalização, a rede de serviços e as tecnologias disponíveis. A respeito do calendário vacinal oficial, é INCORRETO afirmar-se:
Alternativas
Q1684734 Medicina
O risco de doença hepática aumenta acentuadamente em homens que bebem mais que 40g, principalmente mais 80g de álcool/dia (equivalente cerca de 2 a 8 latas de cerveja, 3 a 6 doses de destilado ou 3 a 6 taças de vinho) durante mais de 10 anos. Para o desenvolvimento de cirrose, o consumo é geralmente maior que 80g/dia, por mais de 10 anos. Mas apenas alguns etilistas crônicos desenvolvem doença hepática, indicando que existem outros fatores envolvidos. A respeito do alcoolismo crônico é CORRETO afirmar-se:
Alternativas
Q1684735 Medicina
A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que causa destruição articular irreversível, após estímulo possivelmente autoimune ou infeccioso. Além das manifestações articulares, pode levar a acometimento em outros órgãos e aumento de mortalidade consequente a doenças cardiovasculares, infecções e neoplasias além de piora da qualidade de vida, incapacidade funcional e altos custos para a sociedade. Marque a afirmativa FALSA:
Alternativas
Q1684736 Medicina
O hipotireoidismo é uma síndrome clínica resultante da produção ou ação deficiente dos hormônios tireoidianos, resultando em lentificação dos processos metabólicos. O diagnóstico laboratorial é feito através da dosagem sérica de TSH e T4 livre. O TSH é padrão-ouro para avaliação da função tireoidiana, com sensibilidade de 98% e especificidade de 92% para definição do diagnóstico. Com relação a esta doença, é FALSA a afirmação:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: A
6: D
7: C
8: A
9: E