Questões de Concurso Público Prefeitura de Boa Vista - RR 2020 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 7 questões

Q1314314 Medicina
Leia o caso clínico a seguir para responder à questão.

Laurindo, masculino, de 53 anos de idade, portador de insuficiência cardíaca, que vinha c o m p e n s a n d o a m b u la to ria lm e n te sem n e c e s s id a d e de d iu re tic o te ra p ia , c u jo ecocardiograma recente revelava disfunção moderada isolada de ventrículo esquerdo de aspecto isquêmico, chega à emergência com queixa de tosse produtiva há quatro dias, associada à febre de temperatura axilar máxima de 39°C que, nas últimas 24 horas, se associou à piora da classe funcional de base - progressão de NYHAI para III. Ao exame físico, é verificada crepitação fina em terço médio esquerdo e abolição do murmúrio vesicular deste mesmo lado, bem como discreta turgência jugular e edema bilateral, frio e indolor de membros inferiores ++/4+. Realizada propedêutica inicial que, além de extensa consolidação em lobo inferior esquerdo e derrame pleural moderado ipsilateral, revela:



Em função do resultado da radiografia de tórax, foi realizada toracocentese de alívio para análise do líquido pleural, em que se encontrou LDH = 374, Albumina = 1,3, Proteínas totais = 5,1, pH = 6,8, Glicose = 51, com presença de cocos Gram-positivos à microscopia. Sobre a natureza desse líquido pleural, é possível afirmarque:
Alternativas
Q1314316 Medicina

Fernando, de 61 anos de idade, masculino, portador de cirrose alcoólica graduado como CHILD C 12, dá entrada no pronto-socorro com queixa de aumento do volume abdominal e desorientação há cerca de vinte e quatro horas. Ao exame físico, PA 96 x 64 mmHg, FC 63bpm, Sp02 94% em ar ambiente, n o ta m -s e m u c o s a s h ip o c o ra d a s + + + /4 + , desidratação ++/4+, aumento importante do turgor cutâneo, telangectasias aracneiform es difusas, extremidades quentes, com tempo de perfusão capilar dentro da normalidade e icterícia +/4+. À inspeção abdominal, nota-se circulação colateral em cabeças de Medusa; à palpação demonstra fígado com volum e reduzido, bordos irre g u la re s e endurados, macicez móvel de decúbito com sinal do Piparote positivo, bem como espaço de Traube maciço, com palpação do baço a 8 cm do rebordo costa esquerdo. Vinha em uso ambulatorial de espironolactona 100 mg/dia, propranolol 80 mg/dia e lactulona xarope 80 ml/dia.


Sobre esse caso, NÃO é possível afirmarque:

Alternativas
Q1314317 Medicina

Amália, mulher de 41 anos de idade, negra, acompanhada em ambulatório de clínica médica por hipertensão arterial sistêmica (HAS). Vem, no momento, em uso de enalapril 40 mg/dia, anlodipino 10 mg/dia, clortalidona 25 mg/dia e espironolactona 75 mg/dia e sua última monitorização ambulatorial de p re s s ã o a rte ria l re ve lo u n ív e is te n s io n a is adequadamente controlados na maior parte das aferições.


Sobre esse caso, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Q1314318 Medicina
Sr. Euclides, de 76 anos de idade, é trazido ao ambulatório de saúde da família por seus familiares para sua primeira consulta. Sua filha refere que o p a c ie n te v e m a p r e s e n ta n d o e p is ó d io s progressivamente piores de perda de memória, com queda da capacidade cognitiva, a qual compromete cada vez mais a execução de tarefas diárias básicas. Relata ainda que, no mês passado, o Sr. Euclides foi encontrado em uma praça próxima ao local de sua residência sem se lembrar qual caminho deveria tomar para retornar para sua casa. Ao exame físico, sua PAé de 150 x 86 mmHg, sua FC de 54 bpm; além disso, o paciente se encontra extremamente apático e bradipsíquico, e verifica-se presença de madarose importante, com o que parece ser edema facial, língua ingurgitada, além de ter a fase de recuperação do reflexo Aquileu marcadamente lentificada. A principal hipótese diagnostica, bem como os exames que se prestam ao esclarecim ento de causas reversíveis de demência são melhor contemplados, respectivamente, na seguinte alternativa:
Alternativas
Q1314320 Medicina

Médico de plantão na Emergência de um hospital terciário é chamado pela enfermagem para avaliar um paciente de 34 anos de idade, internado porcetoacidose diabética há uma hora, que se tornou irresponsivo há três minutos. Ao chegar à beira do leito, o médico tenta chamar o paciente sem sucesso, não detecta movimentos respiratórios, nem pulsos carotídeos.

A conduta seguinte é:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: C