Questões de Concurso Público UFES 2021 para Produtor Cultural

Foram encontradas 17 questões

Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933923 Educação Artística
Ao considerar a noção de “política cultural processual”, Canclini  (1990, p. 197) argumenta que o patrimônio cultural e sua transformação nas sociedades contemporâneas poderia organizar-se não mais a partir de uma oposição entre "tradicional e moderno” e sim a partir das categorias
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933924 Educação Artística
A discussão sobre “Extensão Universitária e o Campo da Política Cultural” promovida por Costa e Santos (2009) reconhece o significado  construído  no  conjunto  de  esforços da Universidade para 
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933925 Educação Artística
Quando Geertz (2017, p. 4) apresenta sua abordagem para o conceito de “cultura”, seu principal fundamento, a noção de “significação densa”, tem origem no campo teórico da 
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933926 Educação Artística
Rubim (2005) recupera três categorias gramscianas para tipificar a “ação intelectual”. Correspondem a essa tipologia, os intelectuais: 
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933928 Educação Artística
Ortiz (1985, p. 139) argumenta que a “identidade cultural” se constitui por meio de uma relação política, como “construção de segunda ordem” que se estrutura no jogo da interação entre o nacional e o popular no contexto da sociedade. A questão posta não é a de saber se a identidade e a memória nacional apreendem ou não os “verdadeiros” valores brasileiros, e sim a de identificar quem é o artífice da identidade e da memória que se querem nacionais. Considerando os argumentos apresentados, o grupo social a que o autor atribui o papel de “artífice da identidade e da memória” é 
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933929 Educação Artística
O podcasting é um formato recente de mídia que retoma processos de comunicação do radiojornalismo no âmbito da cibercultura e do jornalismo digital. Nesse sentido, NÃO evidencia uma possibilidade comunicativa do recurso “podcast” aceitável do ponto de vista ético: 
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933930 Educação Artística
Entre os temas sobre “Economia da Cultura”, considerados relevantes por Reis e Marco (2009), NÃO se inclui/em
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933931 Educação Artística
No âmbito da assessoria de imprensa, define-se como release
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933932 Educação Artística
Quando Macedo et al (2015) apresentam seu projeto de extensão “Terapia Ocupacional e os jovens Guarani do Espírito Santo”, a etnia apontada como majoritária no município de Aracruz-ES é a
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933933 Educação Artística
A perspectiva defendida pelas “escolas de estudos de convergência” identificadas por Lopez (2010) ao caracterizar os processos contemporâneos de comunicação radiofônica é a 
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933935 Educação Artística
Para Canton (2002), os eventos culturais mostram-se relevantes como ferramenta de sustentação para as organizações do Terceiro Setor na medida em que apresentam  
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933936 Educação Artística
A expressão “virada cultural”, empregada por Torres (2008) para discutir a “crise dos estudos literários”, é uma referência à obra de
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933937 Educação Artística
São impostos e tributos sobre os quais incidem incentivos fiscais previstos nas leis de incentivo à cultura:
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933939 Educação Artística
Ao discutir o “período pós-moderno”, Jameson (2006, p. 32-33) relaciona uma série de elementos que permitem caracterizá-lo não como um “estilo”, mas como uma “dominante” cultural marcada por uma série de características. Considerando esses elementos, analise as afirmativas a seguir:
I. O período pós-moderno manifesta uma nova falta de profundidade, que se vê prolongada tanto na “teoria” contemporânea quanto em toda a cultura da imagem e do simulacro.
II. O pós-moderno materializa a profunda relação de recusa da tecnologia, na medida em que essa se coloca como figura emblemática do novo sistema econômico mundial.
III. O pós-moderno aponta um enfraquecimento da historicidade tanto em nossas relações com a história pública quanto em nossas novas formas de temporalidade privada.
IV. O período pós-moderno cria um novo tipo de matriz emocional básico, que o autor denomina como “intensidades” e que pode ser melhor entendido em termos de um retorno à teoria do sublime.
V. O pós-moderno configura um irracionalismo que afeta de forma negativa a vida política e econômica da sociedade.

É CORRETO o que se afirma em
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933940 Educação Artística
No que diz respeito às ações de políticas culturais nas universidades públicas, é CORRETO afirmar que 
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933941 Educação Artística
De acordo com Giacaglia (2003), alguns pontos devem ser considerados fundamentais na produção interna de eventos. NÃO é uma opção vantajosa para a organização de eventos:
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Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933942 Educação Artística
O direito autoral brasileiro protege o autor e suas obras, mas existem algumas alternativas criadas para facilitar a circulação dessas obras, como é o caso do Creative Commons, que é um sistema 
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Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: C
6: C
7: E
8: C
9: D
10: C
11: B
12: B
13: A
14: D
15: B
16: D
17: A