Questões de Concurso Público UFPEL 2021 para Professor Magistério Superior - Fisioterapia

Foram encontradas 4 questões

Q2424375 Fisioterapia

Sobre o sistema sensorial, considere as afirmativas.


I) A informação sensorial que tem que ser transmitida rapidamente e com fidelidade temporal e espacial é transmitida, sobretudo, pelo sistema da coluna dorsal-lemnisco medial.

II) A informação sensorial que precisa ser transmitida com rapidez ou com grande fidelidade espacial é transmitida principalmente pelo sistema anterolateral.

III) O sistema anterolateral apresenta capacidade especial que o sistema dorsal não tem, que é a capacidade de transmitir amplo espectro de modalidades sensoriais como dor, calor, frio e as sensações táteis não discriminativas grosseiras.

IV) O sistema dorsal está limitado aos tipos discriminativos das modalidades sensoriais mecanorreceptivas.


Está(ão) correta(s),

Alternativas
Q2424376 Fisioterapia

Quando o fisioterapeuta faz o exame físico do paciente, ele provoca reflexos de estiramentos múltiplos. O objetivo é determinar quanto de excitação basal, ou “tônus”, o encéfalo está enviando para a medula espinal. Em relação aos reflexos e outros abalos musculares que podem ser usados para avaliar a sensibilidade dos Reflexos de Estiramento, leia as seguintes sentenças.


I) O reflexo patelar e outros abalos musculares podem ser usados para avaliar a sensibilidade dos reflexos de estiramento. Quando grande quantidade de impulsos facilitatórios está sendo transmitida de regiões superiores do sistema nervoso central para a medula, os abalos musculares, resultantes dos reflexos pesquisados, são muito exagerados. Ao contrário, se os impulsos facilitatórios estão deprimidos ou abolidos, os abalos musculares estarão consideravelmente enfraquecidos ou ausentes.

II) Esses reflexos são mais utilizados para a determinação da presença ou ausência de espasticidade muscular, causada por lesões das áreas motoras encefálicas ou por doenças que excitam a área facilitatória bulborreticular do tronco cerebral. Habitualmente, grandes lesões nas áreas motoras corticais, mas não nas áreas inferiores de controle motor (especialmente lesões provocadas por derrames ou tumores cerebrais), provocam reflexos de estiramento musculares muito exagerados, nos músculos do lado oposto do corpo.

III) Em certas condições, os abalos musculares podem oscilar, fenômeno chamado clônus muscular. O clônus, em geral, ocorre apenas quando o reflexo de estiramento está muito sensibilizado pelos impulsos facilitatórios provenientes do cérebro. Por exemplo, no animal descerebrado, em quem os reflexos de estiramento estão muito facilitados, o clônus se desenvolve rapidamente. Para determinar o grau de facilitação da medula espinal, testamse os pacientes quanto ao estado de clônus, estirando rapidamente um músculo e aplicando força de estiramento constante a ele. Se ocorrer o clônus, é certo que o grau de facilitação está alto.


Está(ão) correta(s),

Alternativas
Q2424377 Fisioterapia

Sobre o controle motor, considere as afirmativas.


I) A via corticorrubroespinal serve como rota acessória para transmissão de sinais relativamente discretos do córtex motor para a medula espinal. Quando as fibras corticoespinais estão destruídas, mas a via corticorrubroespinal fica intacta, ainda podem ocorrer alguns movimentos discretos, exceto os movimentos para controle fino dos dedos e mãos, que ficam consideravelmente comprometidos.

II) As funções do cerebelo no controle motor global são: equilíbrio do corpo; coordenação dos movimentos das partes distais das extremidades, especialmente as mãos e dedos; planejamento dos movimentos voluntários sequenciais do corpo e das extremidades.

III) A doença cerebelar compromete o controle motor. Dois dos mais importantes sintomas de doença cerebelar são a dismetria e a ataxia. Outros sintomas são: diadococinesia, disartria, tremor intencional, nistagmo cerebelar e hipotonia.


Está(ão) correta(s),

Alternativas
Q2424379 Fisioterapia

Quando um membro foi amputado ou os nervos sensitivos de um membro foram destruídos, em alguns casos, pode ainda estar presente a sensação do membro (membro fantasma) e, às vezes, esta sensação pode ser percebida como uma dor referida no membro que está faltando. Sobre a dor no membro fantasma, considere as afirmativas.


I) É geralmente descrita como sensações de queimação, choque ou de cãibra e podem persistir por muitos anos após a perda do membro.

II) Pode haver alteração na atividade nos neurônios do corno ventral associada com a transmissão da dor. Essa atividade alterada pode surgir como resultado de degeneração aferente induzindo alterações pós-sinápticas nos neurônios do corno ventral.

III) A fonte dessa dor no membro fantasma podem ser as extremidades rompidas dos nervos periféricos que foram cortados durante a amputação ou lesão, e isso pode estabelecer padrões anormais de disparo nas fibras dos nervos periféricos, particularmente dos aferentes nociceptivos, que fazem contato então com centros superiores e são percebidos como sensações de dor surgindo nas áreas que esses nervos antigamente supriam.

IV) Um método de alívio da dor fantasma envolve enganar o sistema nervoso central do paciente permitindo que os pacientes "vejam" o membro fantasma usando um reflexo de espelho de seu membro oposto intato. Quando isso é feito, a manipulação ou movimento do membro intacto é visto no espelho e transposto para o cérebro com respeito ao membro fantasma. Em certas circunstâncias essa simples técnica pode ser usada para remover sensações dolorosas que se originam do membro fantasma.


Estão corretas,

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E