Questões de Concurso Público UFPR 2018 para Médico do Trabalho
Foram encontradas 24 questões
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), deve:
1. considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.
2. ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
3. reconhecer, avaliar e consequentemente controlar a ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
4. ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.
Estão corretos os itens:
Sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, caberá ao médico-coordenador:
1. Solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).
2. Indicar, quando necessário, o afastamento do trabalhador da exposição ao risco, ou do trabalho.
3. Encaminhar o trabalhador ao SUS para estabelecimento de nexo causal e avaliação de incapacidade.
4. Orientar o empregador quanto à necessidade de adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho.
Estão corretos os itens:
Em relação à vacinação dos trabalhadores dos serviços de saúde (NR32), considere as seguintes afirmativas:
1. A todo trabalhador deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.
2. Sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão, ou poderão estar, expostos, o empregador deve fornecê-las gratuitamente.
3. O empregador deve fazer o controle da eficácia da vacinação sempre que for recomendado pelo Ministério da Saúde e seus órgãos, e providenciar, se necessário, seu reforço.
4. O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais da vacina, assim como que pode ser demitido por justa causa por falta ou recusa de vacinação.
Assinale a alternativa correta.
Em relação ao transtorno do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho, considere os seguintes aspectos clínicos do trabalhador:
1. Apresenta um padrão vigília-sono do fora de sincronia com o ciclo vigília-sono desejado, que é compartilhado pela maioria das pessoas no mesmo ambiente cultural.
2. Apresenta insônia durante o principal período de sono e hipersonia durante o período de vigília quase todos os dias, por pelo menos um mês ou recorrentemente por períodos mais curtos de tempo.
3. Apresenta qualidade e tempo de sono insatisfatórios, como causa de angústia pessoal ou interferência com o funcionamento pessoal na vida diária, social ou ocupacional.
4. Apresenta um fator orgânico causal, tal como condição neurológica ou outra condição médica, como o uso de substância psicoativa ou de um medicamento.
São essenciais para um diagnóstico do transtorno ciclo vigília-sono:
Considere os seguintes sintomas:
1. Sentimentos de desgaste emocional e esvaziamento afetivo.
2. Perturbações cognitivas na forma de desconfiança, ideação paranoide e/ou preocupação excessiva com um tema único.
3. Reação negativa, insensibilidade ou afastamento excessivo do público que deveria receber os serviços ou cuidados do paciente.
4. Sentimento de diminuição de competência e de sucesso no trabalho.
São sintomas da síndrome de esgotamento profissional (BURN-OUT):