Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Conselho - PE 2022 para Nutricionista
Foram encontradas 14 questões
Relacione a COLUNA 1 com a COLUNA 2.
COLUNA 1
1. CF/88
2. 8080/90
3. 8142/90
4. NOB
5. NOAS
6. Pacto pela Saúde
7. 7508/11
8. 141/12
COLUNA 2
( ) Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.
( ) Tem a finalidade de qualificação da gestão pública do SUS, buscando maior efetividade, eficiência e qualidade de suas respostas
( ) Organiza os fluxos regionais de assistência resolvendo problemas relacionados às atenções secundária e terciária nos municípios.
( ) Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde
( ) Regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde
( ) Serve como eixo condutor da descentralização e consolidação dos princípios e diretrizes do SUS, flexibilizando critérios de habilitação de estados e municípios e clareando a definição de atribuições e do poder decisório em cada nível.
( ) Estabelece como dever do Estado a criação de um sistema universal de saúde, gratuito e de qualidade para todos os brasileiros, bem como a ordenação da formação dos trabalhadores para esse sistema.
( ) Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Analise as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), um programa de atenção primária seletiva, surge em áreas rurais e periurbanas para atender as demandas de combate e controle da epidemia do cólera entre outras ações.
( ) Os principais profissionais deste programa eram os agentes comunitários de saúde (ACS), que atuavam sob supervisão do médico de família.
( ) Em 1993, foi instituído o Programa Saúde da Família. Implementado em pequenos municípios, tinha ampla capacidade de garantir a continuidade da atenção.
( ) A Estratégia Saúde da Família encerra em sua concepção mudanças na dimensão organizacional do modelo assistencial, quando, entre outras ações, constitui o generalista como o profissional médico da atenção básica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Em relação à determinação do processo saúde-doeça, analise as alternativas a seguir e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Indivíduos que vivem em estados com grandes desigualdades de renda têm pior sa de que aqueles com renda semelhante, mas que vivem em estados mais igualitários.
( ) Ações apenas no sistema de atenção à saúde, com mudanças nos modelos assistenciais e ampliação da autonomia dos sujeitos, são capazes de enfrentar e corrigir as iniquidades em saúde da população.
( ) Uma vez superado um determinado limite de crescimento econômico de um país, um crescimento adicional da riqueza não se traduz em melhorias significativas das condições de saúde. A partir desse nível, o fator mais importante para explicar a situação geral de saúde de um país é sua riqueza total e não a maneira como ela se distribui.
( ) A desigualdade na distribuição de renda não é somente prejudicial à saúde dos grupos mais pobres, mas também é prejudicial à saúde da sociedade em seu conjunto.
( ) A debilidade dos laços de coesão social, ocasionada pelas iniquidades de renda, corresponde a baixos níveis de capital social e de participação política.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Proposta nas primeiras décadas do século XX, a teoria da transição demográfica foi formulada à luz da relação entre o crescimento populacional e o desenvolvimento socioeconômico. Segundo essa teoria, o desenvolvimento econômico e o processo de modernização das sociedades estariam na origem das mudanças nos ritmos de crescimento populacional. Em relação à transição demográfica, analise as afirmativas abaixo:
I. A transição demográfica não tem ocorrido de maneira simultânea, tampouco homogênea, ao longo do territ rio brasileiro, existindo uma polarização dessa transição.
II. As diferenças sociais e econ micas entre as macrorregi es brasileiras, intrinsecamente vinculadas ao processo hist rico de desenvolvimento, industrialização e urbanização de cada região, e plicam essas variaç es.
III. O Brasil vem tendo seu perfil demográfico totalmente transformado: de uma sociedade majoritariamente rural e tradicional, com famílias numerosas e risco de morte na infância elevado, passa-se a uma sociedade predominantemente urbana, com arranjos familiares diversos.
É CORRETO o que se afirma em
Para Fleury e Ouverney (2008), "quando percebemos a política de saúde pela sua dimensão estratégica ou instrumental, enfatizamos seu caráter de atividade legítima e organizada em torno de um programa de ações que busca o alcance de determinados objetivos estabelecidos como prioritários pela sociedade".
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As políticas de saúde, suas estratégias, instrumentos e planos produzem uma ação que se limita ao campo da saúde,
Porque,
II. Como podem influir em aspectos gerais da dinâmica social (econômico, político, cultural) tampouco cumprir vários outros papéis ou funções, devem se ater ao seu objetivo básico de resolver problemas de saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Analise as asserções sobre Transição Epidemiológica a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No rasil, a transição epidemiol gica não tem ocorrido de acordo com o modelo e perimentado pela maioria dos países industrializados e mesmo por vizinhos latino-americanos, como o Chile, Cuba e Costa Rica.
Porque,
II. á uma superposição entre as etapas da transição epidemiol gica indicando uma natureza não unidirecional denominada contra-transição, criando uma situação em que a morbi-mortalidade persiste elevada para ambos os padr es (tipos de agravos), caracterizando uma transição prolongada.
A respeito dessas assercões, assinale a alternativa CORRETA.
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), revisada em 2011 pela Portaria 2.488/11, declara expressamente que a estratégia prioritária para a expansão e consolidação da Atenção Básica no Brasil é a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. A ESF foi adotada pelo Ministério da Saúde em 1992, inicialmente sob a denominação Programa Saúde da Família (PSF), com os objetivos de criar elos de diálogo entre os serviços de saúde e a comunidade, além de aumentar a cobertura de ações primárias de saúde.
II. A ESF é considerada um modelo de Atenção Primária à Saúde focalizado na unidade familiar e construído operacionalmente na esfera comunitária.
III. As equipes de saúde da família são interprofissionais e responsáveis pela atenção integral e contínua de 750 famílias em média, que foram ampliadas a partir de 2003 com a inserção de equipes de saúde bucal por intermédio do Programa Brasil Sorridente.
É CORRETO o que se afirma em
Para Coriolano et. al. (2018), "A informação em saúde deve ser compreendida como instrumento de apoio decisório para conhecimento da realidade socioeconômica, demográfica e epidemiológica, para planejamento, gestão, organização e avaliação nos vários níveis que constituem o Sistema Único de Saúde (SUS)".
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. Antes de 1993, os dados sobre notificação de doenças e agravos eram disponibilizados para o nível nacional através do Boletim Epidemiológico da Fundação de Serviços de Saúde Pública (FSESP).
II. Somente a partir de 1993, o SINAM foi implantado de forma gradual nas unidades federadas e nos municípios com a coordenação e acompanhamento dos gestores das três esferas de governo.
III. O Sinam é alimentado inicialmente pela Ficha Individual de Investigação de casos de doenças e agravos constantes na Lista Nacional de Notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.
É CORRETO o que se afirma em
O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) tem como objetivo coletar dados de nascidos vivos constituindo informações relevantes para o setor saúde. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. Antes da implantação do SINASC, as informações sobre nascidos vivos eram obtidas a partir de estimativas por meio de censo ou divulgadas por meio do Registro Civil.
II. Em caso de parto domiciliar com assistência prestada por parteira tradicional, a Declaração de Nascido Vivo (DN) deve ser emitida pela parteira que prestou assistência.
III. Nos casos de nascimentos sem assistência, ocorridos em famílias cadastradas na ESF ou no PACS, a DN deve ser emitida por um profissional de saúde devidamente habilitado, pertencente à equipe ou à unidade à qual a mãe da criança esteja vinculada.
É CORRETO o que se afirma em
Em relação à Vigilância Epidemiológica, analise as afirmativas a seguir e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) O acompanhamento do comportamento epidemiológico das doenças sob vigilância pode ser considerado o principal objetivo dos sistemas de vigilância em saúde pública.
( ) Na vigilância de doenças transmissíveis, a interrupção das cadeias de transmissão é um dos objetivos centrais na Vigilância Epidemiológica.
( ) Os sistemas de informação coletam seus dados exclusivamente em redes de serviços de saúde, cabendo aos profissionais que atuam nesses serviços a notificação dos casos suspeitos.
( ) A investigação de campo tem como finalidade a elucidação do diagnóstico, direcionando ao esclarecimento das circunstâncias e de fatores relacionados com o adoecimento de cada paciente em particular.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.