Questões de Concurso Público HCFMUSP 2015 para Fisioterapia Cardiorrespiratória
Foram encontradas 50 questões
I. A sístole ventricular inicia-se com o fechamento das valvas atrioventriculares e é marcada pela presença da primeira bulha cardíaca (b1).
II. A primeira fase da sístole ventricular é conhecida como “fase de ejeção rápida”, momento no qual acontece saída rápida e volumosa de sangue em direção às valvas aórtica e pulmonar.
III. O fechamento das valvas semilunares (aórtica e pulmonar) marca o início da diástole ventricular, a qual está relacionada com a segunda bulha cardíaca (b2).
IV. A diástole ventricular se divide em quatro fases de acordo com o pós-fechamento das valvas semilunares, sendo estas, respectivamente: relaxamento isovolumétrico, enchimento rápido, enchimento lento e contração atrial.
Estão corretas as afirmativas:
I. O potencial de ação da célula muscular cardíaca possui como característica um platô durante seu processo de despolarização. Sabe-se também que tal platô se deve à presença dos canais rápidos de sódio e lentos de cálcio.
II. Uma vez que o retículo sarcoplasmático do músculo cardíaco não é tão desenvolvido como o do músculo esquelético, os íons de cálcio adicionais se difundem para o sarcoplasma durante o potencial de ação da célula miocárdica. Fato esse que ajuda, consideravelmente, na força de contração da célula muscular cardíaca.
III. Os chamados “ritmos de escape” geralmente são assumidos pelo coração na ausência do funcionamento no nó sinusal. O ritmo de escape juncional é gerado pelo sistema de purkinje, o qual está presente no septo interventricular e em ambos os ventrículos.
IV. Durante a estimulação cardíaca pelos nervos simpáticos (T1– L2) observa-se um aumento progressivo do tempo de condução do estímulo elétrico, tanto no nó sinoatrial quanto no nó atrioventricular.
Estão corretas as afirmativas:
I. Pneumotórax extenso unilateral
II. Atelectasia de lobo superior
III. Congestão pulmonar moderada
A. Desvio contralateral
B. Desvio homolateral
C. Ausência de desvio