Considerando a necessidade do segurado, ao pleitear a conce...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra E.
Vamos entender o motivo:
A questão aborda o tema da aposentadoria especial, um benefício concedido aos trabalhadores que exerceram suas atividades em condições que prejudicam a saúde ou a integridade física. Para obter esse benefício, é necessário comprovar essas condições especiais junto ao INSS.
Alternativa E: O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é um documento que deve detalhar, entre outras informações, o reconhecimento de fatores de riscos ambientais, estabelecer prioridades e metas de controle, avaliar os riscos e a exposição dos trabalhadores, além de especificar e implantar medidas de controle e avaliar a eficácia dessas medidas. Assim, o LTCAT serve como base para o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), necessário para a solicitação da aposentadoria especial. Por isso, esta é a alternativa correta.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Esta opção descreve um documento inexistente, o "Laudo Técnico de Condições Anteriores do Trabalho", como substituto do PPP, o que não está previsto na legislação. O LTCAT e o PPP têm funções específicas e não são substituíveis por laudos genéricos de condições anteriores.
Alternativa B: Refere-se a um "Laudo Técnico de Condições Atípicas de Trabalho", outro termo que não faz parte da legislação corrente sobre aposentadoria especial. O foco do LTCAT é sempre nas condições ambientais de trabalho, não atípicas ou gerais.
Alternativa C: Apesar de mencionar corretamente que o LTCAT deve ser elaborado por um profissional habilitado, a alternativa foca no adicional de insalubridade, o que não é o objetivo principal do LTCAT. O documento se destina à avaliação das condições ambientais para fins previdenciários, não ao pagamento de adicionais.
Alternativa D: Fala sobre "Levantamento Técnico de Condições Anômalas do Trabalho", o que não é um documento reconhecido pela legislação previdenciária. Antes da Instrução Normativa INSS n° 103, o LTCAT já era reconhecido como necessário para a concessão de aposentadoria especial.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LTCA - LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS.
E) Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho deverá conter, entre outras informações, o reconhecimento dos fatores de riscos ambientais; o estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e a especificação e implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.
A letra E fala é do PPRA, não há metas ou prioridades no LTCAT. Que viagem!
Resposta: E
O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho é um documento originalmente implementado pelo INSS que tinha por objetivo principal determinar se o empregado possuía direito à aposentadoria especial, sendo substituído pelo PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário - no art. 260 da Instrução Normativa 77/2015 do INSS.
Atualmente, segundo o STJ, só é necessário quando o segurado discordar das informações lançadas pela empresa no PPP, que em regra é suficiente para a caracterização do tempo especial.
Lei 8.213, Art. 58. A relação dos agentes nocivos químicos, físicos e biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física considerados para fins de concessão da aposentadoria especial de que trata o artigo anterior será definida pelo Poder Executivo.
§ 1º A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho nos termos da legislação trabalhista.
§ 2º Do laudo técnico referido no parágrafo anterior deverão constar informação sobre a existência de tecnologia de proteção coletiva ou individual que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância e recomendação sobre a sua adoção pelo estabelecimento respectivo.
§ 3º A empresa que não mantiver laudo técnico atualizado com referência aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovação de efetiva exposição em desacordo com o respectivo laudo estará sujeita à penalidade prevista no art. 133 desta Lei.
.
Fonte: https://esocialbrasil.com.br/blog/LTCAT-laudo-tecnico-condicoes-ambientais-trabalho
https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=perfil+profissiogr%C3%A1fico
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo