Considere que no curso da execução de um contrato administra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2397878 Direito Administrativo
Considere que no curso da execução de um contrato administrativo para construção de um viaduto, regido pela Lei Federal nº 14.133/2021, a Administração contratante tenha identificado a necessidade de alterar o método construtivo em relação àquele previsto no projeto básico disponibilizado juntamente com o edital da licitação. Ocorre que a alteração da metodologia ensejará custos adicionais, não previstos no momento da formulação das propostas e não cobertos pelo contrato assinado. Diante de tal situação, a Administração
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acredito que o erro da A seja: "ou mediante acordo com o contratado."

Pois nas alterações unilaterais o contratado é obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais reforma de edifício/equipamento: acréscimos de até 50%

Art. 124. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

I. Unilateralmente pela Adm:

a) Quando houver modificação do projeto/especificações, para melhor adequação técnica a seus objetivos.

             - Modificação Qualitativa.

b) Quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo/diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.

             - Modificação Quantitativa.

Art. 125. Nas alterações unilaterais do inciso I, caput, art. 124, o contratado será obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, acréscimos/supressões de até 25% do valor inicial atualizado do contrato que se fizerem nas obras/serviços/compras, e, no caso de reforma de edifício/de equipamento, o limite para os acréscimos será de 50%.

Art. 126. As alterações unilaterais do inciso I, caput, art. 124, NÃO poderão transfigurar o objeto da contratação.

Qual o erro da letra A?

.

Art. 125, Lei n 14.133/21 - Nas alterações unilaterais a que se refere o inciso I do caput do art. 124 desta Lei, o contratado será obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, acréscimos ou supressões de até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato que se fizerem nas obras, nos serviços ou nas compras, e, no caso de reforma de edifício ou de equipamento, o limite para os acréscimos será de 50% (cinquenta por cento).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo