Conforme o Código de Processo Civil, assinale a alternativa ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (28)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
b) Errada. Na verdade, o incapaz será representado ou assistido por seus pais, por tutor ou por curador, na forma da lei, de acordo com o art. 71 do CPC. Dessa forma, só será nomeado curador especial ao incapaz se este não tiver representante legal ou se os interesses deste colidirem com os daquele, enquanto durar a incapacidade.
c) Correta. É vedado às partes, a seus procuradores, aos juízes, aos membros do Ministério Público e da Defensoria Pública e a qualquer pessoa que participe do processo empregar expressões ofensivas nos escritos apresentados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab C
Art. 78. É vedado às partes, a seus procuradores, aos juízes, aos membros do Ministério Público e da Defensoria Pública e a qualquer pessoa que participe do processo empregar expressões ofensivas nos escritos apresentados.
§ 1º Quando expressões ou condutas ofensivas forem manifestadas oral ou presencialmente, o juiz advertirá o ofensor de que não as deve usar ou repetir, sob pena de lhe ser cassada a palavra.
§ 2º De ofício ou a requerimento do ofendido, o juiz determinará que as expressões ofensivas sejam riscadas e, a requerimento do ofendido, determinará a expedição de certidão com inteiro teor das expressões ofensivas e a colocará à disposição da parte interessada.
a) art. 70 - Toda pessoa que se encontre no exercício de seus direitos tem capacidade para estar em juízo.
b) art. 71 - O incapaz será representado ou assistido por seus pais, por tutor ou por curador, na forma da lei.
art. 72 - O juiz nomeará curador especial ao: I) incapaz, se não tiver representante legal ou se os interesses deste colidirem com os daquele, enquanto durar a incapacidade; II) réu preso revel, bem como ao réu revel citado por edital ou com hora certa, enquanto não for constituído advogado.
Parágrafo único - A curatela especial será exercida pela Defensoria Pública, nos termos da lei.
c) art. 78, caput - É vedado às partes, a seus procuradores, aos juízes, aos membros do Ministério Público e da Defensoria Pública e a qualquer pessoa que participe do processo empregar expressões ofensivas nos escritos apresentados. GABARITO.
d) art. 83 -O autor, brasileiro ou estrangeiro, que residir fora do Brasil ou deixar de residir no país ao longo da tramitação de processo prestará caução suficiente ao pagamento das custas e dos honorários de advogado da parte contrária nas ações que propuser, se não tiver no Brasil bens imóveis que lhes assegurem o pagamento. [...]
e) art. 84 - As despesas abrangem as custas dos atos do processo, a indenização de viagem, a remuneração do assistente técnico e a diária de testemunha.
LETRA D: Art. 83. O autor, brasileiro ou estrangeiro, que residir fora do Brasil ou deixar de residir no país ao longo da tramitação de processo prestará caução suficiente ao pagamento das custas e dos honorários de advogado da parte contrária nas ações que propuser, se não tiver no Brasil bens imóveis que lhes assegurem o pagamento.
A questão se responde na parte em que cita "acerca dos sujeitos do processo", deixando claro que a resposta esperada é aquela que citava deveres das partes que são obviamente "sujeitos" no processo. tal observação conduz ao Art. 78 do CPC/15.
O erro da D é ter dito custas honorários de sucumbência ao invés de caução? Mas não é pra isso que serve a caução?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo