Julgue os itens a seguir, relativos às doenças cardiovascula...
I Apesar de excelente qualidade nutritiva do ovo, o seu consumo na dieta tem sido desaconselhado por vários profissionais da saúde, sob a alegação do aumento dos riscos de acidente cardiovascular (ACV). Estudos populacionais mais recentes têm corroborado essa prática, uma vez que evidenciam uma estreita relação entre o consumo de ovo e o aumento do risco de ACV.
II O colesterol presente no LDL (Low-density lipoprotein) liga- se a receptores celulares e difunde-se através da membrana celular.
III O colesterol dietético, presente no ovo, reduz a síntese de colesterol celular inibindo a enzima 3-hidroxi-3-metil glutaril CoA (HMG CoA) redutase.
IV O colesterol é um importante componente estrutural e funcional das células orgânicas, sendo precursor dos ácidos biliares, da vitamina A, dos hormônios sexuais masculino e feminino e dos hormônios adrenocorticoides.
V A presença das vitaminas A, E, B, B-6, B-12 e de folato na composição do ovo, conhecidas por reduzir os níveis sanguíneos de homocisteína, poderia contrabalançar o efeito negativo do colesterol na gema do ovo, podendo tornar o consumo moderado de ovo deixasse de ser um fator de risco de doenças cardíacas.
A quantidade de itens certos é igual a
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a relação entre o consumo de ovos, o colesterol e as doenças cardiovasculares. Para resolver a questão, é necessário compreender o papel do colesterol no organismo, os efeitos do colesterol dietético e as funções das vitaminas presentes no ovo.
A alternativa correta é a letra B, indicando que existem dois itens corretos nos enunciados apresentados.
Justificativa dos itens:
I. Este item está incorreto. Estudos mais recentes mostram que o consumo de ovo em quantidades moderadas não está relacionado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares para a maioria das pessoas. A visão de que ovos são prejudiciais por causa do colesterol é um conceito ultrapassado.
II. O item é correto. O colesterol LDL, conhecido como "colesterol ruim", realmente se liga a receptores celulares e pode ser disseminado através da membrana celular.
III. Este item está correto. O colesterol dietético do ovo pode reduzir a síntese de colesterol celular ao inibir a enzima HMG CoA redutase, que é crucial na produção de colesterol no organismo.
IV. O item está incorreto. Embora o colesterol seja um componente importante para várias funções, ele não é um precursor da vitamina A. Ele é, de fato, precursor dos ácidos biliares e de hormônios esteroides.
V. Este item é incorreto. Embora o ovo contenha vitaminas B e folato, que podem ajudar a reduzir os níveis de homocisteína (um fator de risco para doenças cardíacas), isso não significa que o consumo de ovo automaticamente deixaria de ser um fator de risco.
Portanto, os itens II e III são os únicos corretos, justificando a escolha da alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Somente os itens IV e V estão certos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo