Sobre as vedações impostas pela Constituição Federal de 1988...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105970 Direito Constitucional
Sobre as vedações impostas pela Constituição Federal de 1988 aos parlamentares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Desde a posse, Senadores e Deputados não poderão contratar com a Administração Pública direta e indireta.
( ) Desde a diplomação, Senadores e Deputados não poderão aceitar ou exercer cargo, emprego ou função remunerada no âmbito da Administração Pública direta, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista e concessionárias de serviço público.
( ) Desde a expedição do diploma, Senadores e Deputados não poderão figurar como proprietários de empresas que possuam contrato com a Administração Pública em geral.
( ) Desde a posse, Senadores e Deputados não poderão ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

A sequência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com calma, focando nas vedações impostas pela Constituição Federal de 1988 aos parlamentares. O tema central aqui é a inelegibilidade e incompatibilidades dos parlamentares, que está fundamentado principalmente no artigo 54 da Constituição. Vamos detalhar cada afirmativa para compreender a resposta correta.

1. Primeira Afirmativa: "Desde a posse, Senadores e Deputados não poderão contratar com a Administração Pública direta e indireta."

Essa afirmativa é falsa. Segundo o artigo 54, inciso I, da Constituição Federal, a vedação de contratar com a Administração Pública começa a valer desde a expedição do diploma, e não desde a posse.

2. Segunda Afirmativa: "Desde a diplomação, Senadores e Deputados não poderão aceitar ou exercer cargo, emprego ou função remunerada no âmbito da Administração Pública direta, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista e concessionárias de serviço público."

Esta afirmativa é verdadeira. Conforme o artigo 54, inciso II, é vedado aos parlamentares aceitar ou exercer cargos remunerados na Administração Pública desde a diplomação.

3. Terceira Afirmativa: "Desde a expedição do diploma, Senadores e Deputados não poderão figurar como proprietários de empresas que possuam contrato com a Administração Pública em geral."

Essa afirmativa é falsa. A vedação para ser proprietário ou controlador de empresa contratante com a Administração Pública também se aplica desde a posse e não desde a expedição do diploma, conforme o artigo 54.

4. Quarta Afirmativa: "Desde a posse, Senadores e Deputados não poderão ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo."

Esta afirmativa é verdadeira. De acordo com o artigo 54, inciso II, os parlamentares não podem acumular cargos ou mandatos públicos eletivos.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa correta é a B - F, V, F, V, pois apenas a segunda e a quarta afirmativas são verdadeiras, conforme a análise detalhada acima.

Dicas para evitar pegadinhas:

Quando estiver diante de questões sobre vedações constitucionais, preste atenção nas palavras-chave como "posse", "diplomação" e "expedição do diploma", pois são termos que definem momentos diferentes e possuem implicações legais distintas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 54 Os deputados e senadores não poderão:

I- desde a EXPEDIÇÃO do diploma:

a) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer cláusulas uniformes;

b) aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades constantes da alínea anterior;

II- desde a POSSE:

a) ser proprietários, controladores ou diretores de empresas que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;

b) ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades referidas no inciso I, a;

c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I,a;

d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

letra B

Dica valiosa para esse tipo de questão:

F-A-M-A (expedição) DA P-O-S-S-E (posse)

Isto é, traduzindo para a letra do Art. 54 da CF:

Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão:

I - desde a expedição do diploma:

a) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

b) aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades constantes da alínea anterior;

II - desde a posse:

a) ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;

b) ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a";

c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a";

d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

(F ) Desde a posse, Senadores e Deputados não poderão contratar com a Administração Pública direta e indireta.

Desde a expedição do diploma: não podem firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

(v ) Desde a diplomação, Senadores e Deputados não poderão aceitar ou exercer cargo, emprego ou função remunerada

no âmbito da Administração Pública direta, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista e concessionárias

de serviço público.

Desde a expedição do diploma: não podem aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades constantes da alínea anterior;

(F ) Desde a expedição do diploma, Senadores e Deputados não poderão figurar como proprietários de empresas que possuam contrato com a Administração Pública em geral.

Desde a posse: não podem ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;

(V) Desde a posse, Senadores e Deputados não poderão ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

art 54. II, "d" Desde a posse: não podem ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo