Julgue o item que se segue.Na relação tributária, a sujeição...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317514 Direito Tributário

Julgue o item que se segue.


Na relação tributária, a sujeição ativa é o ente federativo titular do direito de exigir o tributo, enquanto a sujeição passiva é o sujeito obrigado a pagar o tributo. A solidariedade ocorre quando mais de uma pessoa é obrigada ao pagamento do mesmo tributo, e a capacidade tributária ativa é a possibilidade dos entes federativos instituírem e cobrarem tributos.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata de diversos temas do direito tributário brasileiro, especialmente previstos no Código Tributário Nacional - CTN.

Vamos analisar a questão por partes:

1. CORRETO. Na relação tributária, a sujeição ativa é o ente federativo titular do direito de exigir o tributo, enquanto a sujeição passiva é o sujeito obrigado a pagar o tributo.

CTN:

Art. 119. Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento.

Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

2. CORRETO. A solidariedade ocorre quando mais de uma pessoa é obrigada ao pagamento do mesmo tributo

A solidariedade ocorre quando há a possibilidade de o fisco poder cobrar de um ou outro o tributo devido, sem benefício de ordem.

CTN:

Art. 124. São solidariamente obrigadas:

I - as pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o fato gerador da obrigação principal;

II - as pessoas expressamente designadas por lei.

3. ERRADO. A capacidade tributária ativa é a possibilidade dos entes federativos instituírem e cobrarem tributos.

Esse é o conceito, na verdade, de COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA!

GABARITO DA QUESTÃO - ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Só eu que achei o trecho final errado: “(…) a capacidade tributária ativa é a possibilidade dos entes federativos instituírem e cobrarem tributos”?

Até então eu achava que competência tributária era o poder de instituir tributos; sendo, portanto, indelegável. Ao passo que a capacidade tributária seria o poder de fiscalizar e arrecadar o tributo; sendo, por outro lado, delegável.

Na minha opinião, o gabarito afronta o CTN:

Art. 7º A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, nos termos do .

Segundo Eduardo Sabbag, “a competência tributária é política e indelegável (CTN, art. 7o, caput), não se confundindo com a capacidade tributária ativa, que é ‘administrativa e delegável’“. A delegação da capacidade tributária ativa possibilita ao delegatário usufruir das garantias e dos privilégios concedidos ao ente político tributante (Fazenda Pública), segundo

o CTN, art. 7o, § 1o.

ADENDO (Gab., ao meu ver = Errado)

Competência tributária - tendo como base que a CF não cria tributos, apenas outorga competência para que os entes políticos o façam por meio de leis própria, é possível caracterizar a competência tributária como poder que é atribuído pela CF para que os Entes federados venha a instituir tributos por meio de lei. (somente o ente federado terá competência tributária = * indelegável

  • Essa sistemática é um dos pilares do sistema federativo. → quando se diz que o imposto é do Estado, significa que há autonomia financeira do ente federado. 

  • Competência tributária em sentido amplo = AFE + Instituir // competência tributária em sentido estrito = Instituir.

  • Outros entes poderão ter capacidade tributária, que é a possibilidade de ser sujeito ativo, de se fazer a cobrança.

questão completamente equivocada

Eu percebi também, o seguinte: a solidariedade ocorre quando mais de uma pessoa é obrigada ao pagamento do mesmo tributo....Como a legislação pode obrigar mais de um contribuinte a pagar o mesmo tributo, ou seja, pagar o mesmo tributo mais de uma vez?

O correto seria: a solidariedade ocorre quando mais de um contribuinte é vinculado ao fator gerador do respectivo tributo.

Gabarito errado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo