A Constituição do Estado do Amapá, na Seção III do Capítulo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: DPE-AP Prova: FCC - 2018 - DPE-AP - Defensor Público |
Q873757 Legislação Estadual
A Constituição do Estado do Amapá, na Seção III do Capítulo IV, do Título V, ao tratar sobre a Defensoria Pública, expressamente previu que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questões relativas às Constituições Estaduais são, em regra, de uma dificuldade ímpar

Abraços

Gabarito Definitivo "A"

O cara deve ter problema, não é possível.

Regra de constitucionalidade duvidosa após a EC 80/2014. DPE é uma instituição autônoma, desvinculada do Executivo, de forma que possui prerrogativas próprias, previstas em lei orgânica, e não semelhante a Secretário de Estado, que é um dos "auxiliares" do Governador.

Gabarto: A

A) o Defensor Público-Geral possui prerrogativas de Secretários do Estado.

Correto: Art. 154 da Constituição do Estado do Amapá. A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º LXXIV da Constituição Federal. (redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 21.03.2006) § 1º A Defensoria Pública é integrada pelos defensores públicos do Estado e com quadro próprio de pessoal para seus serviços auxiliares, sob a direção do Defensor-Geral do Estado, com prerrogativas de Secretários do Estado, nomeado pelo Governador, devendo a escolha recair em membros integrantes da carreira. 

B) aos seus membros é permitido o exercício da advocacia, desde que em causas não conflitantes com suas atribuições institucionais.

ERRADO: Art. 156. Lei complementar organizará a Defensoria Pública, observadas as normas gerais a que se refere o § 1º do art. 134 da Constituição Federal, assegurada aos seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais. (redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 21.03.2006) 

C) são princípios institucionais a independência funcional, a unidade e a inamovibilidade.

ERRADO: A inamovibilidade é GARANTIA, não princípio institucional.

D) a Instituição contará com servidores para a execução dos serviços que presta, os quais serão considerados membros para fins de estabilidade na carreira.

ERRADO: não há tal previsão

E) seus serviços estender-se-ão por todas as Comarcas do Estado, de acordo com as necessidades previstas e o disposto em Decreto Governamental.

ERRADO: Art. 157. Os serviços da Defensoria Pública estender-se-ão por todas as comarcas do Estado, de acordo com as necessidades e na forma prevista na lei complementar que dispuser sobre sua organização.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo