Ao analisar as demandas profissionais no âmbito das relações...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
A questão aborda as reflexões da renomada autora Marilda Villela Iamamoto sobre as demandas profissionais no Serviço Social no contexto das relações entre o Estado e sociedade. Para respondê-la corretamente, é necessário compreender os conceitos que Iamamoto discute em relação ao papel do assistente social e como este atua no tecido social, dentro das políticas públicas e movimentos sociais, e o impacto da realidade econômica nas classes subalternizadas.
Na alternativa C, é afirmado que a profissão tem priorizado a análise da intervenção da sociedade na realidade, via políticas sociais públicas e os movimentos sociais. Este é o ponto que não corresponde ao pensamento de Iamamoto. Embora o Serviço Social analise a realidade social e atue por meio de políticas sociais e em colaboração com movimentos sociais, a autora sugere que o foco da profissão não deve ser somente a análise da intervenção da sociedade, mas também a formação e condições de trabalho do assistente social, assim como as contradições e desafios postos pela realidade social em que estão inseridos, sempre partindo de uma perspectiva crítica e histórica.
Portanto, a alternativa C é a correta porque destoa do argumento central de Iamamoto, o qual enfatiza que o trabalho do assistente social deve ser compreendido dentro de um contexto mais amplo, que inclui a análise da dinâmica das relações sociais, do Estado e do mercado. A autora argumenta que é necessário entender as demandas postas para a profissão em sua complexidade histórica e na maneira como se relacionam com os processos sociais e econômicos mais amplos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
? Correção: A profissão tem olhado menos para a sociedade e mais para o Estado, levando a crer na hipótese de que as reflexões sobre o fazer profissional têm priorizado a análise da intervenção do Estado, via políticas sociais públicas, enquanto o olhar para a sociedade, para o movimento das classes sociais, tem sido relegado a uma posição relativamente secundária no debate do Serviço Social.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Visão reducionista
Arthur você cita qual referência? Por gentileza
a referencia é s.s na contemporaneidade, da iamamoto
Ao analisar as demandas profissionais no âmbito das relações entre Estado e sociedade, Iamamoto afirma que, EXCETO:
A) Há que atribuir densidade histórica às demandas colocadas para a profissão. (Correta - p. 166)
B) O trabalho profissional adquire inteligibilidade e sentido na história da sociedade da qual é parte e expressão. (Correta - p. 166)
C) A profissão tem priorizado a análise da intervenção da sociedade na realidade, via políticas sociais públicas e os movimentos sociais. (Incorreta, pois conforme IAMAMOTO (2020, p.167) " a profissão tem olhado MENOS para a sociedade e mais para o Estado", sob a hipótese "de que as reflexões sobre o nosso fazer profissional têm priorizado a análise da intervenção do Estado, via políticas sociais públicas).
D) O processo crescente de pauperização das classes subalternizadas encontra explicação nos processos de trabalho e do mercado nacional para a força de trabalho. (Correta - p. 167)
FONTE: IAMAMOTO, M.V. O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 27. ED. 2020.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo