São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por el...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104439 Direito Constitucional
São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. Nos termos da Constituição Brasileira de 1988, assinale a alternativa correta sobre as terras indígenas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: D

Vamos compreender o tema central da questão. A Constituição Brasileira de 1988 dedica um capítulo específico aos direitos dos povos indígenas, reconhecendo a importância de garantir suas terras para preservar sua cultura e modo de vida. As terras indígenas são definidas como aquelas ocupadas tradicionalmente pelos índios e são fundamentais para sua reprodução física e cultural.

Resumo teórico: Segundo o Artigo 231 da Constituição Federal, as terras indígenas são consideradas inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas são imprescritíveis. Isso significa que essas terras não podem ser vendidas ou transferidas, não estão disponíveis para negociações de mercado, e os direitos sobre elas não se perdem pelo decurso do tempo.

Justificativa para a alternativa D: A alternativa D está correta porque reflete precisamente o que é disposto pela Constituição. O caráter inalienável e indisponível das terras indígenas visa protegê-las de serem retiradas dos povos indígenas, garantindo que eles possam continuar vivendo de acordo com suas tradições e cultura. A imprescritibilidade dos direitos significa que esses direitos não se extinguem mesmo que não sejam exercidos por longos períodos.

Análise das alternativas incorretas:

A - As terras indígenas são inalienáveis e indisponíveis, o que faz com que a afirmação de que são alienáveis e disponíveis esteja incorreta. Além disso, os direitos sobre elas são imprescritíveis, não prescritíveis.

B - Assim como na alternativa A, a afirmação de que as terras são alienáveis e disponíveis está errada. Além disso, os direitos sobre elas são imprescritíveis.

C - Embora acerte ao dizer que as terras são inalienáveis e indisponíveis, erra ao afirmar que os direitos sobre elas são prescritíveis. Os direitos são, na verdade, imprescritíveis, como estabelecido constitucionalmente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tema 1031 STF - Definição do estatuto jurídico-constitucional das relações de posse das áreas de tradicional ocupação indígena à luz das regras dispostas no artigo 231 do texto constitucional.

III- A proteção constitucional aos direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam independe da existência de um marco temporal em 05/10/1988 ou da configuração do renitente esbulho, como conflito físico ou controvérsia judicial persistente à data da promulgação da Constituição; 

·        O procedimento de demarcação é declaratório do direito originário territorial à posse tradicional indígena.

·        A posse tradicional indígena é distinta da posse civil, pois tutela atributos imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários à reprodução física e cultural da comunidade indígena (art. 231, § 1º, da CRFB).

·        A proteção do direito originário indígena à terra independe do marco temporal da Constituição ou de renitente esbulho.

·        O STF reconheceu que a Constituição adota a Teoria do Indigenato, e não a do Marco Temporal.

A teoria do indigenato é uma tradição legislativa que defende que os povos indígenas têm direito à terra como um direito originário, anterior à formação do Estado brasileiro. 

A teoria do indigenato considera que o direito dos indígenas sobre as terras é inato e congênito, e que cabe ao Estado demarcar e declarar os limites territoriais. 

·        As terras de ocupação tradicional indígena, na qualidade de terras públicas, são inalienáveis, indisponíveis e os direitos sobre elas imprescritíveis.

Gabarito E

CUIDADO MEUS NOBRES!!!!! ( ͠° ͟ʖ ͡°)

Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

(...)

§ 4º As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis.

Essas terras não são privadas. São bens da União, conforme art. 20, XI.

São bens inalienáveis da União – art. 22, Estatuto do Índio.

indio tem bolsa familia kkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo