Considerando-se a música popular brasileira da segunda meta...
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Ano: 2015
Banca:
FUNIVERSA
Órgão:
Secretaria da Criança - DF
Prova:
FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Artes Música |
Q590540
Música
Texto associado
O sucesso do programa Jovem Guarda da TV Record
e as vendas de discos de iê-iê-iê revelaram-se tão
retumbantes, na segunda metade da década de 1960, que
os ativistas do grupo baiano infiltrado na área dos artistas
de classe média universitária carioca e paulista (ainda
presos às preocupações nacionalistas do tempo dos
movimentos culturais da UNE) inspiraram-se para a guinada
universalista de 1968, que abriria campo à entrada das
guitarras elétricas naquele último reduto de conscientização
política.
Assim, a partir da década de 1970, com a dispersão dos últimos grupos de artistas de nível universitário dedicados à produção de som brasileiro com algum acesso aos meios de divulgação (os seguidores da bossa nova e os cultivadores de música instrumental ou de canções com características nacionais), efetuou-se a ocupação final de todos os espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo ritmo americano da moda.
José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações).
Assim, a partir da década de 1970, com a dispersão dos últimos grupos de artistas de nível universitário dedicados à produção de som brasileiro com algum acesso aos meios de divulgação (os seguidores da bossa nova e os cultivadores de música instrumental ou de canções com características nacionais), efetuou-se a ocupação final de todos os espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo ritmo americano da moda.
José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações).
Considerando-se a música popular brasileira da segunda
metade da década de 1960 e da primeira metade da década
de 1970, é correto afirmar que o ritmo a que Tinhorão se
refere no trecho “efetuou-se a ocupação final de todos os
espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo
ritmo americano da moda" é o