Para Piaget, os jogos coletivos de regras são paradigmáticos...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B, que diz: "concorda com os acordos mútuos entre os jogadores, cada um concebendo a si próprio como possível 'legislador'.".
Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta. Jean Piaget, um renomado psicólogo e epistemólogo suíço, fez extensas pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo e moral das crianças. Em seus estudos sobre a moralidade, ele destacou a importância dos jogos de regras na formação do juízo moral das crianças. Piaget identificou dois estágios de desenvolvimento moral nas crianças: o estágio da moral heterônoma e o estágio da moral autônoma.
No estágio da moral heterônoma, as crianças veem as regras como algo fixo e imposto por autoridades externas, como pais ou professores. As crianças obedecem às regras para evitar punições ou por respeito unilateral à autoridade.
Por outro lado, no estágio da moral autônoma, que é o foco da alternativa correta, as crianças começam a entender que as regras são produtos de acordos mutuamente estabelecidos e podem ser modificadas por consenso entre os jogadores. Nesse estágio, as crianças reconhecem a reciprocidade e a igualdade entre os indivíduos e concordam em seguir as regras porque compreendem e aceitam a ideia de que todos são "legisladores" potenciais do jogo. Isso significa que as regras não são seguidas por medo da punição, mas sim por um senso de justiça e respeito mútuo.
Portanto, a alternativa B é a correta porque reflete a ideia de Piaget de que, no desenvolvimento da moralidade autônoma, as crianças obedecem às regras devido à compreensão de que elas foram acordadas coletivamente e que cada jogador tem uma voz ativa no processo, podendo ser um "legislador" das regras do jogo.
As demais alternativas apresentam razões que estão mais alinhadas com a moral heterônoma, onde a obediência às regras é motivada pelo medo de punição ou pela expectativa de aprovação externa, não refletindo a compreensão de reciprocidade e acordo mútuo característicos da moral autônoma.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B
concorda com os acordos mútuos entre os jogadores, cada um concebendo a si próprio como possível “legislador”.
As 3 etapas do desenvolvimento da moral segundo Piaget:
ANOMIA- até 5 anos, não existe regras e normas.
HETERONOMIA- de 5 a 10 anos, há apenas respeito a autoridade, não há consciência.
AUTONOMIA- a partir dos 10 anos, o indivíduo adquiri consciência moral.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo