Considerando o disposto na Constituição Federal sobre as fi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1940950 Direito Constitucional
Considerando o disposto na Constituição Federal sobre as finanças públicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: E.

.

.

.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Art. 165, § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

.

.

Direito ao ponto quanto aos erros das demais:

LETRA A -> a iniciativa é do chefe do executivo para leis orçamentárias

LETRA B -> a aprovação é por maioria absoluta do Legislativo.

LETRA C -> autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita são exceções ao princípio da exclusividade e podem constar na lei orçamentária.

LETRA D -> a previsão deve ser por LC.

LETRA A - ERRADO

Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I – o plano plurianual;

II – as diretrizes orçamentárias;

III – os orçamentos anuais.

LETRA B - ERRADO

Art. 167. São vedados:

III – a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder egislativo por maioria absoluta;

LETRA C - ERRADO

Art. 165.

§ 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de rédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

LETRA D - ERRADO

Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo e pensionistas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar.

LETRA E - CORRETO

Art. 165.

§ 3º O Poder Executivo publicará, até trinta (30) dias após o encerramento de cada bimestre

relatório resumido da execução orçamentária.

De acordo com o artigo 165, § 3º, da Constituição Federal de 1988, bem como com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), o Poder Executivo deve publicar, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).

Este relatório é um instrumento de transparência e controle da execução orçamentária e financeira, fornecendo informações detalhadas sobre a arrecadação de receitas e a realização de despesas, permitindo a avaliação da conformidade da execução orçamentária com o planejamento estabelecido na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Portanto, a exigência de publicação do relatório até trinta dias após o encerramento de cada bimestre é uma medida para assegurar a transparência na gestão fiscal e o cumprimento das metas fiscais estabelecidas.

Fonte: Chatgpt

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo