Marque a alternativa CORRETA acerca dos princípios norteado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044274 Direito Financeiro
Marque a alternativa CORRETA acerca dos princípios norteadores da ordem econômica e financeira.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa correta: E

Lei nº 9.478/97

Art. 4º Constituem monopólio da União, nos termos do , as seguintes atividades: (...)

II - a refinação de petróleo nacional ou estrangeiro;

Art. 8 A ANP terá como finalidade promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis, cabendo-lhe:(...)

V - autorizar a prática das atividades de refinação, liquefação, regaseificação, carregamento, processamento, tratamento, transporte, estocagem e acondicionamento (...)

LETRA A (INCORRETA) - Ofende o princípio da livre concorrência (Súmula Vinculante n° 49). 

LETRA B (INCORRETA) - Não é um direito absoluto e irrestrito (Exemplo: função social da propriedade. Se a pessoa não dá uma função social à propriedade ela pode “perdê-la” - usucapião).

LETRA C (INCORRETA) - Os princípios gerais da atividade econômica estão previstos de forma taxativa no art. 170 da CF/88. Os princípios da “vedação ao confisco” e da “liberdade sindical” não estão inseridos nesse rol

LETRA D (INCORRETA) - O tratamento deve ser diferenciado de acordo com o impacto ambiental dos produtos e serviços (CF/88 - Art. 170, VI). 

LETRA E (CORRETA) - O art. 177, II aduz que a refinação de petróleo (seja nacional ou estrangeiro) é monopólio da União. Logo após, no §1° do mesmo dispositivo, a CF atesta que a União poderá contratar empresas estatais/privadas para a realização das atividades previstas em qualquer dos incisos anteriores - dentre eles o inciso II.  

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - função social da propriedade; IV - livre concorrência; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente; VII - redução das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; IX - tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte. Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo