As despesas com aquisição de esfíncter urinário artif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q426418 Direito Tributário
As despesas com aquisição de esfíncter urinário artificial, de uso interno, somente são dedutíveis da base de cálculo do Imposto sobre a Renda quando:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão quer determinar se o candidato tem conhecimentos sobre o tema: Imposto de renda.

 

Para respondermos esse exercício, temos que nos voltar para o Imposto de Renda (de competência federal).

A norma que lida com normas gerais de tributação relativas ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas é a Instrução Normativa RFB nº 1500, de 29 de outubro de 2014.

Mas nesse caso, temos a resposta para essa questão, que é extremamente específica, na Solução de Consulta Disit/SRRF08 nº 86, de 15 de abril de 2013:

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF

DESPESAS MÉDICAS. DEDUÇÃO. COLOCAÇÃO DE ESFINCTER URINÁRIO ARTIFICIAL.

As despesas com aquisição de esfíncter urinário artificial somente são dedutíveis da base de cálculo do Imposto sobre a Renda, quando o valor do mesmo integrar a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica dedutível.

Dispositivos Legais: Art. 80 do Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 - Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999); e Parecer Normativo (PN) CST nº 36, de 30 de maio de 1977.

Logo, o jeito correto de complementar o enunciado é através da Letra A, ficando assim: As despesas com aquisição de esfíncter urinário artificial, de uso interno, somente são dedutíveis da base de cálculo do Imposto sobre a Renda quando o valor do mesmo integrar a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica dedutível.

 

Gabarito do professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"SOLUÇÃO DE CONSULTA N 86, DE 15 DE ABRIL DE 2013

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF DESPESAS MÉDICAS. DEDUÇÃO. COLOCAÇÃO DE ESFINCTER URINÁRIO ARTIFICIAL.

As despesas com aquisição de esfíncter urinário artificial somente são dedutíveis da base de cálculo do Imposto sobre a Renda, quando o valor do mesmo integrar a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica dedutível.

Dispositivos Legais: Art. 80 do Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 - Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999); e Parecer Normativo (PN) CST nº 36, de 30 de maio de 1977."

MEU DEUS KKKK

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo