A obrigação tributária é principal ou acessória. Analise as ...
A obrigação tributária é principal ou acessória.
Analise as afirmativas:
I.A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
II.A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
III.A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre obrigação tributária, um tema essencial em direito tributário.
O tema central da questão refere-se à distinção entre obrigação tributária principal e acessória, conceitos fundamentais no Código Tributário Nacional (CTN).
De acordo com o Artigo 113 do CTN, temos:
- Obrigação principal: Surge com a ocorrência do fato gerador e tem como objetivo o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. Extingue-se com o crédito tributário. (Art. 113, §1º do CTN)
- Obrigação acessória: Decorre da legislação tributária, consistindo em prestações, positivas ou negativas, no interesse da arrecadação ou fiscalização dos tributos. (Art. 113, §2º do CTN)
Agora, vamos analisar cada afirmativa:
I. A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
Correta. Isso está em consonância com o conceito do Art. 113, §1º, do CTN.
II. A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
Correta. Este conceito está de acordo com o Art. 113, §2º, do CTN.
III. A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
Correta. Esta afirmativa está prevista no Art. 113, §3º, do CTN, que diz que a inobservância da obrigação acessória transforma-a em principal, no que se refere à penalidade.
Portanto, a alternativa D - I, II e III. é a correta, pois todas as afirmativas estão devidamente fundamentadas no CTN.
Observação: Uma possível 'pegadinha' na questão é confundir a conversão da obrigação acessória em principal, que ocorre apenas em relação à penalidade, não ao tributo em si.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa D.
Art. 113 da Lei nº 5.172 de 1966. A obrigação tributária é principal ou acessória.
§ 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
§ 2º A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interêsse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
§ 3º A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo