Assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (10)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B. Os Legitimados para a propositura de ADI estão no art. 103, CRFB. Entre eles está a mesa do Senado e a mesa da Câmara dos Deputados, mas não mesa do CN.
Qual seria o erro da letra A?
LETRA A - ERRADO
A ADC é controle concentrado, compete ao STF processar e julgar, originalmente a ADC de lei ou ato normativo federal.
Art. 102, I, a
LETRA B - CERTO
A mesa do CN não está no rol taxativo do Art. 103. Apenas as mesa do senado federal, câmara dos deputados ou da Assembleia Legislativa ou câmara legislativa do DF estão nos legitimados ativos.
LETRA C - ERRADO
O art. 6°, § 2°, da Lei 9.882/99 determina que "poderão ser autorizadas, a critério do relator, sustentação orai e juntada de memoriais, por requerimento dos interessados no processo". Mesmo assim, como esse dispositivo não regula de forma mais detalhada o instituto do "amicus curiae ", o STF tem aplicado por analogia, nas ADPF, o § 2° do art. 7° da Lei 9.868/99, que dispõe que o relator poderá admitir a manifestação de outros órgãos ou entidades.
LETRA D - ERRADO
Segundo o STF, a aferição da legitimidade do partido político para propor a ADI deve ser feita no momento da propositura da ação. Nesse sentido, caso haja perda superveniente de representação do partido no Congresso Nacional, isso não irá prejudicar a ADI.
LETRA E - ERRADO
Destaca-se também que o STF admite a instauração do controle abstrato por "associações de associações", ou seja, associações que congreguem apenas pessoas jurídicas. GABARITO: LETRA B
Ao contrário do disse o colega, há sim a perda da legitimidade do partido. A questão está errada por dizer que há perda da capacidade postulatoria que é relativa ao advogado do partido. Conferir abaixo ementa STF
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARTIDO POLÍTICO QUE, NO CURSO DO PROCESSO, VEM A PERDER A REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR NO CONGRESSO NACIONAL. FATO SUPERVENIENTE QUE DESCARACTERIZA A LEGITIMIDADE ATIVA DA AGREMIAÇÃO PARTIDÁRIA (CF, ART. 103, VIII). MATÉRIA DE ORDEM PÚBLICA. POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO EX OFFICIO PELO RELATOR DA CAUSA. AÇÃO DIRETA DE QUE NÃO SE CONHECE.
A PERDA SUPERVENIENTE DA BANCADA PARLAMENTAR NO CONGRESSO NACIONAL DESQUALIFICA A LEGITIMIDADE ATIVA DO PARTIDO POLÍTICO PARA PROSSEGUIR NO PROCESSO DE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo