Considerando essas informações e os múltiplos aspectos relac...
A utilização do sistema just in time não constitui opção a ser considerada para a loja B reduzir custos de armazenagem e atender às demandas dos clientes.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (36)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo o sistema Toyota de produção.
ERRADA
ERRADA
O just in time visa reduzir ao máximo o gasto com estoques, de modo que a demanda ''dite'' quando o produto será pedido ao fornecedor para o devido ressuprimento da instituição ou para fornecimento do produto ao cliente final. No just in time, não há que se falar em ''estoque de segurança''.
Segundo Rodrigo Rennó:
''De acordo com o Just-in-time, o processo produtivo se inverte. Só é produzido o que já tem demanda certa. Dessa maneira, é conhecido como um sistema que “puxa” a produção.
Para que esse sistema funcione, são necessárias uma parceria e uma troca de informações, antes impensáveis entre os fornecedores e clientes dentro da cadeia de produção. A competição no relacionamento entre comprador e vendedor deve dar lugar à colaboração.''
CESPE/PF/2014 - Por meio do JIT (just in time) garante-se a eliminação dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques. ERRADO
Comentário: O estoque é eliminado em todo o canal de suprimento
''A fé na vitória tem que ser inabalável''.
Gab: Errado
Assertiva: A utilização do sistema just in time não constitui opção a ser considerada para a loja B reduzir custos de armazenagem e atender às demandas dos clientes.
Resolvendo por partes:
O just in time não pode ser utilizado para reduzir custos de armazenagem da loja B? errado, pode sim, afinal essa é a sua finalidade. (esse é o erro da questão)
O just in time não pode ser utilizado para atender às demandas dos cliente da loja B? certo, pois os problemas enfrentados pela loja é justamente a falta de mercadorias, situação que poderia ser resolvida ou amenizada com a montagem de estoque.
Just in time (= na hora certa):
-> é um sistema que propõe a não geração de estoques;
-> a organização só produz o que é demandado pelo cliente;
-> alguns problemas enfrentados por esse sistema: clientes possuem demandas variáveis / fornecedores entregam em tempo variável.
Força!
ERRADO.
O sistema just in time é justamente uma opção pois consiste na produção na quantidade necessária, no momento necessário, para atender à variação de vendas com o mínimo de estoques em produtos acabados, em processos e em matéria-prima.
Preliminarmente, pode-se dizer que o Just in Time é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios
Just-in-Time (JIT), significando fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária”. Dentro do JIT encontramos a ferramenta de controle de estoque chamada de Kanban que, para Shingo (1996), significa “abastecer a unidade fabril, de acordo com os itens necessários, nas quantidades necessárias, no momento necessário, com a qualidade necessária para suprir a linha de montagem final sem perdas e geração de estoques”.
Gabarito: ERRADO!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo