Ainda sobre a importância do consumo de frutas e hortaliças ...
origem animal, nas formas de retinol, retinil, retinal e ácido retinóico.
Os vegetais fornecem provitaminas A, como o a e o β-caroteno e a
β-criptoxantina, que podem ser biologicamente transformadas em
vitamina A em organismos animais. O mais ativo dos carotenóides
provitamínicos A é o β-caroteno, sendo também o mais distribuído em
alimentos. Além disso, o consumo regular de alimentos-fonte de
substâncias fitoquímicas tem sido recomendado em função de
componentes antioxidantes, os quais podem produzir ação protetora
efetiva contra processos oxidativos que naturalmente ocorrem no
organismo.
F. M. Campos e G. P. Rosado. Novos fatores de conversão de
carotenóides provitamínicos A. In: Ciência e Tecnologia
de Alimentos, Campinas, p. 571-578, 2005.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda a importância do consumo de frutas e hortaliças, destacando seu papel na oferta de antioxidantes e substâncias fitoquímicas, com ênfase nos carotenóides e suas funções no organismo. Para resolver a questão, é necessário compreender o funcionamento dos antioxidantes e a transformação de provitaminas A em vitamina A.
Alternativa correta: A - Entre as substâncias que compõem o grupo de carotenóides, o licopeno é um fitoquímico que pode interagir com espécies de oxigênio extremamente reativas, envolvidas em processos oxidativos como envelhecimento precoce, entre outros.
A alternativa A está correta porque licopeno é realmente um carotenóide que atua como antioxidante, combatendo espécies reativas de oxigênio, o que contribui para a proteção contra o envelhecimento precoce e outras condições associadas ao estresse oxidativo.
Análise das alternativas incorretas:
B - A afirmação é parcialmente correta ao mencionar que frutas de coloração vermelha/azul são ricas em compostos fenólicos e antioxidantes naturais. No entanto, está incorreta ao afirmar que produtos industrializados não possuem as mesmas propriedades devido à solubilidade em solventes orgânicos, pois isso não é uma justificativa precisa.
C - A clorofila não é reconhecida como um antioxidante que inibe reações de oxidação em cadeia. Embora as hortaliças verdes sejam saudáveis, a clorofila não desempenha esse papel antioxidante específico.
D - Esta opção sugere que a dieta só fornece componentes fitoquímicos que inibem reações oxidativas, mas ignora que a dieta também fornece outros nutrientes essenciais para a saúde, além de antioxidantes.
E - A afirmação de que radicais livres não são produzidos durante reações bioquímicas é incorreta. Na verdade, essas moléculas são subprodutos comuns de várias reações metabólicas e desempenham papéis importantes, embora possam ser prejudiciais em excesso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo