O Sistema Único de Saúde, mais conhecido pela sigla SUS, co...
(Disponível em: brasilescola.uol.com.br.)
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir.
I. É constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. II. Quando o SUS não conseguir garantir a cobertura assistencial de uma população de uma determinada área, não poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. III. Só terão participação complementar no SUS as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.
Está correto o que se afirma apenas em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa A: I.
I. O SUS é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. - Correto. O SUS é composto por uma rede de serviços de saúde, envolvendo órgãos e instituições públicas de diferentes esferas governamentais, incluindo a administração direta e indireta e as fundações públicas.
II. Quando o SUS não conseguir garantir a cobertura assistencial de uma população de uma determinada área, não poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. - Incorreto.
O SUS tem a capacidade de recorrer aos serviços oferecidos pela iniciativa privada em casos de necessidade de complementação da cobertura assistencial. O setor privado pode ser contratado pelo SUS para suprir demandas quando a rede pública não consegue atender adequadamente.
III. Só terão participação complementar no SUS as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos. - Incorreto.
Além das entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, outras instituições podem ter participação complementar no SUS, como organizações sociais, por exemplo. O importante é que essas instituições atuem conforme as normas e diretrizes do sistema.
LEI 8080
Art. 23. É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos:
I - doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos;
II - pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar:
a) hospital geral, inclusive filantrópico, hospital especializado, policlínica, clínica geral e clínica especializada; e
b) ações e pesquisas de planejamento familiar;
III - serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social; e
IV - demais casos previstos em legislação específica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo