Em relação à política monetária e à fiscal em uma pequena e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q949712 Economia
Em relação à política monetária e à fiscal em uma pequena economia aberta, com plena mobilidade de capitais e câmbio fixo, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre o modelo IS-LM-BP, tema de Macroeconomia recorrente nos concursos públicos. Vamos verificar as alternativas propostas:

A) ERRADA: A possibilidade de déficit crônico e persistente do balanço de pagamentos dependerá do nível que a taxa de câmbio está fixada e, além disso, se o governo conseguirá manter o câmbio fixo ao longo do tempo na presença de déficits do BP;

B) ERRADA: O modelo IS-LM-BP incorpora a curva BP, isto é, movimentos das reservas internacionais passam a incorporar o modelo e não são exogenamente determinados;

C) ERRADA: Não só podem, como devem, caso a autoridade monetária queira manter o câmbio fixo. Elevação das taxas de juros internacionais geram fuga de capitais para o exterior na presença de plena mobilidade de capitais, o que desvalorizaria a moeda nacional no câmbio flutuante, mas, como o câmbio é fixo, o Banco Central precisa suprir toda a demanda de dólares, trocando-os por reais.

O recolhimento de reais da economia causa o deslocamento da LM para a esquerda, reduz o produto e eleva a taxa de juros até o ponto em que esta se iguale às taxas de juros internacionais e estanque a fuga de capitais;

D) CERTA: Ampliações da carteira de títulos públicos significa que o BCB trocou reais por títulos, isto é, aumentou a quantidade de reais disponíveis na economia. Isso acarretaria desvalorização cambial e, para que o câmbio se mantenha fixo, é preciso esterilizar esse excesso de reais promovendo reduções na base monetária;

E) CERTA: Vejamos o caso de uma política monetária expansionista, esta desloca a LM para direita, eleva o produto e reduz a taxa de juros, com juros domésticos mais baixos do que os internacionais haverá fuga de capitais para o exterior na presença de plena mobilidade de capitais. Para manter o câmbio fixo, o BCB fornecerá todas as divisas que estão sendo demandadas, ou seja, trocará dólares por reais, reduzindo a quantidade de moeda nacional disponível na economia.

Logo, haverá novo deslocamento da curva LM para esquerda até a posição original, ponto que a taxa de juros doméstica e internacionais se igualam e a fuga de capitais se estanca. A política monetária é, totalmente, ineficaz e o banco central deve abrir mão desse instrumento.

Portanto, recomendaria-se a proposição de recurso à banca organizadora para anulação da questão, já que apresenta dois gabaritos corretos.

GABARITO DA BANCA: LETRA E.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRAS D & E (ANULAÇÃO).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na situação descrita a política monetária seria ineficaz. Quanto ao déficit na balança de pagamentos, não se pode ter certeza.

Câmbio Fixo:

Política Fiscal:

- Com perfeita mobilidade de capitais: eficaz

- Com baixa/alta mobilidade de capitais: eficaz

- Sem mobilidade de capitais: ineficaz.

- Política Monetária 

- Com perfeita mobilidade de capitais: ineficaz

- Com alta/baixa mobilidade de capitais: ineficaz

- Sem mobilidade de capitais: ineficaz

Câmbio Flutuante

Política Fiscal

- Com perfeita mobilidade de capitias: ineficaz

- Com alta/baixa mobilidade de capitais: eficaz

- Sem mobilidade de capitais: eficaz

Política Monetária

- Com perfeita mobilidade de capitias: eficaz

- Com alta/baixa mobilidade de capitais: eficaz

- Sem mobilidade de capitais: eficaz

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo