Sobre crime, é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre crime e identificar a alternativa correta de acordo com o tema abordado.
Tema da questão: A questão trata da tipicidade, mais especificamente sobre o conceito de crime tentado. A tentativa de crime está descrita no Código Penal Brasileiro, no artigo 14, inciso II, que trata da execução que não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Vamos agora analisar cada alternativa:
Alternativa A: "Diz-se crime tentado, quando, iniciada a execução, esta não se consuma por arrependimento do agente."
Esta alternativa está incorreta porque descreve uma situação de desistência voluntária, não de tentativa. A desistência voluntária ocorre quando o agente, por sua própria vontade, decide não prosseguir com a execução do crime, o que é diferente de circunstâncias alheias à sua vontade.
Alternativa B: "Caracteriza arrependimento posterior quando o agente voluntariamente desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza."
Esta alternativa está incorreta porque mistura conceitos. A descrição se refere à desistência voluntária e não ao arrependimento posterior. O arrependimento posterior ocorre quando o agente repara o dano após a consumação do crime, conforme previsto no artigo 16 do Código Penal.
Alternativa C: "Diz-se crime tentado, quando, iniciada a execução, esta não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente."
Esta é a alternativa correta. Corresponde precisamente ao conceito de tentativa, conforme estabelecido no artigo 14, inciso II do Código Penal. A tentativa ocorre quando o agente inicia a execução do crime, mas ele não se consuma por fatores fora de seu controle.
Exemplo prático: Um indivíduo tenta roubar uma loja, mas é impedido pela chegada da polícia antes de conseguir completar o ato. Essa situação ilustra um crime tentado, pois foi interrompido por circunstâncias externas.
Alternativa D: "Diz-se crime tentado, quando nele se reúnem quase todos os elementos de sua definição legal."
Esta alternativa está incorreta porque não descreve corretamente o conceito de tentativa. A tentativa não se refere à presença de elementos legais incompletos, mas à interrupção da execução por fatores externos ao controle do agente.
Para resolver questões como essa, é importante identificar as palavras-chave no enunciado e nas alternativas, como "circunstâncias alheias à vontade do agente", que são centrais para o conceito de tentativa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b) Caracteriza arrependimento posterior quando o agente voluntariamente desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza.
ERRADA. Desistência voluntária e arrependimento eficaz. Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.
Arrependimento posterior
Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena seráreduzida de um a dois terços.
c) Diz-se crime tentado, quando, iniciada a execução, esta não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
CERTO. Tentativa Art. 14, II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.d) Diz-se crime tentado, quando nele se reúnem quase todos os elementos de sua definição legal.
este conceito é o de crime consumado, logo:
Diz-se crime consumado, quando nele se reúnem quase todos os elementos de sua definição legal.
(C)
Outras que ajudam a responder:
Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: Câmara Municipal de São José dos Campos - SP Prova: Analista Legislativo - Advogado
O crime, em conformidade com o art. 14 do CP, é tentado quando, iniciada a execução,
a)o agente é preso em flagrante e, consumado, quando o resultado naturalístico previsto no tipo penal se realiza.
b)o agente é preso em flagrante e, consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal.
c)não se consuma por vontade do agente e, consumado, quando o resultado naturalístico previsto no tipo penal se realiza.
d) o agente desiste de prosseguir na execução e, consumado, quando o resultado naturalístico previsto no tipo penal se realiza.
e)não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente e, consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: Agente de Polícia
De acordo com o Código Penal, a execução iniciada de um crime, que não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente, caracteriza o(a)
a)arrependimento eficaz.
b)arrependimento posterior.
c)tentativa.
d)crime frustrado.
e)desistência voluntária.
A Diz-se crime tentado, quando, iniciada a execução, esta não se consuma por arrependimento do agente.
ERRADO ART 14, II CP
B Caracteriza arrependimento posterior quando o agente voluntariamente desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza.
ERRADO ART 16 CP Arrependimento posterior é quando a pessoa repara o dano ou restitui a coisa até o recebimento da denúncia ou queixa em crimes sem violência ou grava ameça
C Diz-se crime tentado, quando, iniciada a execução, esta não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
CORRETA ART 14, II CP
D Diz-se crime tentado, quando nele se reúnem quase todos os elementos de sua definição legal.
ERRADO ART 14, I. Esta definição é a definição de crime consumado.
GABARITO C
PMGO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo