Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127663 História
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história brasileira entre o regime monárquico do século XIX e a Primeira República, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Apesar de o republicanismo ter sido assimilado e apoiado por grande parte da opinião pública brasileira, fato comprovado com a eleição de significativa bancada de deputados do Partido Republicano nas últimas décadas do Império, a implantação do novo regime ocorreu por golpe de Estado liderado por oficiais do Exército.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO
Apesar de o republicanismo ter sido assimilado e apoiado por grande parte da opinião pública brasileira, fato comprovado com a eleição de significativa bancada de deputados do Partido Republicano nas últimas décadas do Império, a implantação do novo regime ocorreu por golpe de Estado liderado por oficiais do Exército.  

De acordo com Bóris Fausto - História Concisa do Brasil: "Segundo estimativas de 1889, um quarto do eleitorado paulista era republicano (3600), ficando atrás dos liberais (6600) e dos conservadores (3900)
Também pode ser questionado que a parcela da população com acesso ao voto e à vida política era ínfima. Portanto, não se pode falar em apoio da opinião pública ao republicanismo, especialmente se o argumento em sua defesa for a bancada de deputados, pois essa não era uma representação fiel do povo. Apesar de questionável, alguns pesquisadores chegam até a afirmar que a maior parte da população era alheia ao contexto político. Segundo Aristides Lobo, testemunha ocular da proclamação/golpe: "Por ora, a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo tudo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada!".

A República não tinha qualquer legitimidade popular e escassa organização político-partidária em escala nacional. No Norte e Nordeste eram praticamente inexistentes os partidos republicanos. Sem o apoio dos militares a República não se sustentaria e Boris Fausto lembra-nos que o Exército era única instituição presente em todo território nacional capaz de mobilizar-se politicamente pelo novo regime o que foi essencial para garanti-la em seu conturbado início.

Apenas dois representantes republicanos foram eleitos no fim do império para a Assembleia Imperial: Prudente de Morais e Campos Salles, não por coincidência, respectivamente, o primeiro e o segundo presidentes civis eleitos na Primeira República. Portanto, é mo mínimo impreciso falar sobre qualquer "significativa bancada".

 República não tinha qualquer legitimidade popular e escassa organização político-partidária em escala nacional. No Norte e Nordeste eram praticamente inexistentes os partidos republicanos. Sem o apoio dos militares a República não se sustentaria e Boris Fausto lembra-nos que o Exército era única instituição presente em todo território nacional capaz de mobilizar-se politicamente pelo novo regime o que foi essencial para garanti-la em seu conturbado início.

(para revisão própria)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo