No período “para provar que cumpriu as normas de se...
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” – (C) OU “ERRADO” – (E)
Com relação aos aspectos linguísticos do Texto 1, analise as questões de 1 a 12.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O verbo cumprir pode ser VTD ou VTI, e não VTDI como afirma a questão.
Ex.: Ela não cumpriu (com) o acordo.
Bons Estudos !!!
No período “para provar que cumpriu as normas de segurança” (linha 12) o verbo destacado, quanto à transitividade, é bitransitivo ou transitivo direto e indireto, por isso exige dois complementos: um sem preposição e o outro regido por ela.
De fato o verbo "cumprir" pode assumir diversas formas em sua transitividade, no entanto NÃO as formas indicadas na assertiva. Vejamos quais são as possibilidades e como ocorrem.
1 Verbo transitivo direto, transitivo indireto e pronominal, com sentido de observar(-se) a execução de; realizar(-se), executar(-se). Exs.: Ele não cumpriu (com) a palavra.; Cumpriu-se o vaticínio do bruxo.
2 Verbo pronominal, com sentido de desenvolver-se de algum modo; suceder, realizar-se. Ex.: O acordo não se cumpriu como desejado.
3 Verbo transitivo direto e pronominal, com sentido de satisfazer(-se) [desejo, pedido]; levar(-se) a efeito. Exs.: A Virgem cumpriu-lhe as súplicas.; Seu maior desejo cumpriu-se.
4 Verbo transitivo direto e pronominal, agora com sentido de atingir (determinado patamar, nível, posição etc.); preencher, completar. Exs.: Cumpriu os requisitos para obter a vaga.; Cumpriram-se 20 anos de sua chegada.
5 Verbo transitivo direto, com sentido de submeter-se a (determinação ou condição); sujeitar-se a. Ex.: Os criminosos cumpriram sentença branda.
6 Verbo transitivo indireto e intransitivo, com sentido de ser necessário ou proveitoso; convir, impor-se. Ex.: Cumpria(-lhe) trabalhar com rapidez.
7 Verbo transitivo direto, com sentido de ser de responsabilidade de; caber a. Ex.: Cumpre-lhes a missão mais importante.
Fonte: Houaiss Eletrônico 3.0
cumpriu o que? as normas - OD
e o que seria DE SEGURANÇA?
* completa o sentido de um nome
* substantivo concreto
logo, adjunto adnominal.
ERRADO
DE SEGURANÇA É ADJUNTO ADNOMINAL
O VERBO , NESTE CASO , É TRANSITIVO DIRETO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo