De acordo com a Constituição Federal de 1988, os Tribunais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984600 Direito Constitucional
De acordo com a Constituição Federal de 1988, os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete julgadores, entre os quais se incluem
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de setenta anos de idade, sendo:        

I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;               

A questão versa sobre a composição dos Tribunais Regionais do Trabalho e encontra previsão expressa no art. 115 da CF/88, que assim dispõe:

  • Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de setenta anos de idade, sendo:
  • I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;
  • II os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antiguidade e merecimento, alternadamente.

A. ERRADO. um quinto de advogados e membros do Ministério Público do Trabalho, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e de efetivo exercício, respectivamente.

B. ERRADO. um quinto de advogados e membros do Ministério Público do Trabalho, com mais de DEZ anos de efetiva atividade profissional e efetivo exercício, respectivamente.

C. CERTO. De fato, de acordo com o art. 115, I da CF/88, os Tribunais Regionais do trabalho têm em sua composição um quinto de advogados e membros do Ministério Público do Trabalho, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e de efetivo exercício, respectivamente.

D. ERRADO. um quinto de advogados e membros do Ministério Público do Trabalho, com mais de DEZ anos de efetiva atividade profissional e de efetivo exercício, respectivamente.

E. ERRADO. um quinto de advogados e membros do Ministério Público do Trabalho, com mais de DEZ anos de efetiva atividade profissional e de efetivo exercício, respectivamente.

GABARITO: LETRA C.

MUITAS QUESTÕES REPETIDAS DO MESMO CONCURSO. ISSO É EXTREMAMENTE CANSATIVO E NADA PROVEITOSO. QCONCURSOS, ATENÇÃO COM ISSO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo