Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o...
Dado o desgaste da política econômica conhecida como milagre econômico, o regime militar sofreu derrota nas eleições legislativas de 1974, tendo a oposição consentida, filiada ao MDB, conquistado maioria no Senado.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nas eleições indiretas de 15 de janeiro de 1974, o General Ernesto Geisel venceu Ulisses Guimarães por ampla maioria (400 votos a 74) no colégio eleitoral formado pelos deputados e senadores e por representantes enviados das assembleias legislativas dos estados.
Logo em seguida, em 15 de novembro de 1974, houve uma virada eleitoral, e coube ao MDB ocupar quase três quartos das vagas em disputa para o Senado e duplicar sua bancada na Câmara dos Deputados.
Infelizmente, o CESPE muitas vezes não admite seus erros.
"A Arena, no entanto, continuou a ser majoritária, pois apenas parte do Senado foi renovada em 1974."
"As eleições de novembro de 1974, previstas para repetirem a grande vitória da Arena de 1970 e 1972, registraram uma espetacular vitória do MDB. (...) Para o Senado Federal, o MDB venceu em 16 dos 21 estados. Elegeu também 160 deputados federais, quase o dobro dos eleitos quatro anos antes. Em votos, diminuiu a maioria arenista para apenas 40,9% contra 37,8% (21,3% de brancos e nulos). A oposição ainda era minoria, mas ganhara o poder de impedir reformas na Constituição e também o de convocar ministros ao Parlamento. fizera igualmente 355 deputados estaduais, ganhando em todas as grandes cidades do país." (Daniel Aarão Reis, História do Brasil Nação, v. 5, p. 99)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo