Calculado a partir dos dados do projeto, dos indicadores de ...
Determinado insumo possui ótimo custo econômico e boa qualidade, é de fácil aplicação, boa cobertura e rendimento, sendo um produto indicado para pintar superfícies internas de reboco, massa acrílica, texturas, concreto, fibrocimento, repinturas sobre PVA, tetos, quartos e ambientes de menor circulação; segundo catálogo do fabricante do produto, a linha econômica é fosca e tem rendimento médio de 18 litros a cada 110 m² de aplicação, podendo ser fornecido em galões de 3,6 litros, latas de 18 litros ou baldes de 20 litros.
A partir dessas informações, julgue o item que se segue, tendo em vista o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os custos diretos de uma obra são os gastos relacionados com a execução do projeto, enquanto os custos indiretos são as despesas que não estão diretamente ligadas à obra.
Custos diretos:
- Materiais de construção, como cimento, tijolos, argamassa, brita, aço, esquadrias, tinta, louças, cerâmicas, gesso, etc.
- Mão de obra direta, como pedreiro, armador, carpinteiro, pintor, ajudante, encarregado, eletricista, encanador, etc.
- Máquinas e equipamentos, como retroescavadeira, caminhão, andaimes, compactadores, etc.
Custos indiretos
- Despesas administrativas
- Despesas comerciais
- Mão de obra técnica
- Canteiros de obra
- Despesas financeiras e tributárias
- Custos operacionais como instalações provisórias, topografia, vigilância
- Taxa BDI
- Despesas com a equipe indireta que estará alocada no projeto
Os custos diretos são mais fáceis de prever, pois estão diretamente ligados com o projeto. Já os custos indiretos são mais difíceis de prever, pois não afetam diretamente o projeto ou a obra.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo