A respeito da Concessão, Permissão e Autorização de Serviço...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão trata da concessão de serviços públicos. Vejamos as alternativas da questão:
A) o contrato de concessão é bilateral, intuito personae e informal.
Incorreta. O contrato de concessão é bilateral (em que há prestação e contraprestação estipulada entre as partes), intuito personae (personalíssimo, isto é, em que apenas uma pessoa específica pode executar o contrato) e formal (deve ser escrito, tem cláusulas necessárias, tendo, portanto, forma prevista em lei).
B) em decorrência do fato de a concessão ter como característica a comutatividade, não se admitem no contrato as cláusulas de privilégio.
Incorreta. Um contrato é comutativo quando possui direitos e obrigações previamente estipulados entre as partes. No entanto, nos contratos administrativos, inclusive de concessão de serviços públicos, a administração pública goza de algumas cláusulas de privilégio.
C) se admite que o serviço público seja delegado à pessoa física ou jurídica, bem como ao consórcio de empresas.
Incorreta. De acordo com o artigo 2º, II, da Lei nº 8.987/1995, concessão de serviço público é a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. Não há concessão de serviço público a pessoa física.
D) como forma de remuneração pela execução do serviço delegado, o Poder Público deve fixar a taxa a ser paga pelos usuários ao concessionário.
Incorreta. A taxa deve ser paga pelo usuário e recebida pelo concessionário do serviço público, não paga pelo concessionário.
E) o concessionário desempenha a atividade delegada por sua conta e risco.
Correta. O artigo 2º, II, da Lei nº 8.987/1995, determina que concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.
Gabarito do professor: E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB. E - Responsabilidade objetiva!
LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995.
Art. 2 Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:
II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;
IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.
Por que a C tá errada?
Junior's Edits, imagino que está errada porque a questão não delimitou o que seria a delegação. A delegação em sentido amplo poderia abarcar a delegação entre os próprios órgãos da ADM, o que não aceitaria delegação à uma pessoa física, e sim a uma PJ.
A alternativa E não abre margem pra dúvidas, então ela está super certa, enquanto a C "pode estar errada". Enfim, provavelmente foi mal formulada, e o QConcursos, pra variar, não fornece gabarito comentado.
Aliás, a plataforma poderia editar os cometários para fomentar o debate por aqui, afinal, não tem como comentar o comentário de alguém.
Acho que a C está errada porque a Concessão não admite pessoa física.
Eu também errei! :)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo