As transferências realizadas por um governo estadual para os...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q355437 Administração Financeira e Orçamentária
As transferências realizadas por um governo estadual para os municípios referentes a convênios celebrados para a construção de prédios onde funcionarão escolas técnicas são transferências.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, é importante entender o conceito de transferências voluntárias no contexto de finanças públicas. Essas transferências normalmente ocorrem quando um ente governamental, como o estado, decide destinar recursos a outro ente, como os municípios, por meio de convênios. O objetivo desses convênios é específico, como mencionado na questão: a construção de prédios para escolas técnicas.

A alternativa E - voluntárias é a correta. As transferências voluntárias são aquelas que não são exigidas por lei ou pela Constituição, mas são feitas de acordo com o interesse e os acordos firmados entre as partes, neste caso, o governo estadual e os municípios.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - incondicionais: Transferências incondicionais são aquelas feitas sem qualquer condição específica para sua utilização. No caso dos convênios para a construção de escolas, há uma finalidade específica e condições, portanto, não são incondicionais.
  • B - do Fundo de Participação dos Municípios: O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma transferência constitucional de recursos financeiros da União para os municípios, calculada de acordo com critérios fixos. Não se aplica a transferências por convênios específicos.
  • C - constitucionais: Transferências constitucionais são aquelas previstas na Constituição, como o FPM. No caso da questão, trata-se de uma transferência voluntária, não obrigatória pela Constituição.
  • D - legais: Transferências legais são aquelas determinadas por lei, podendo ter caráter específico ou geral. A questão trata de um convênio, que é um acordo específico e não diretamente regulado por uma lei que obrigue sua execução independentemente de acordo.

Para interpretar questões desse tipo, é fundamental identificar se há condições, obrigatoriedade constitucional ou legal na transferência de recursos. No caso de convênios, geralmente se está tratando de transferências voluntárias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lrf art 25: entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

Para efeito desta Lei Complementar, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde (art. 25, caput, da LRF). É o caso dos convênios.


por que não pode haver transferência voluntaria para o SUS ?

Gabarito letra E

A letra B e C se relacionam:O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A letra A e D também se relacionam: As transferências legais podem ser condicionais ou não, o que quer dizer que, a depender da legislação, o beneficiário precisa cumprir algum requisito legal para poder acessar esse recurso financeiro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo