Para Bassedas (1999) a atual visão da psicologia construtivi...
Para Bassedas (1999) a atual visão da psicologia construtivista e socioconstrutivista, ao considerar o desenvolvimento e a aprendizagem relacionados com a maturação, na etapa de zero a seis anos leva à seguinte conclusão: “é preciso entender que as situações de aprendizagem que planejamos servem para que a criança possa amadurecer.”
sso muda o que se acreditava, no meio educacional, e tem, segundo essa autora, “implicações educativas”, tais como:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - introduzir a criança em algumas aprendizagens elevadas como língua escrita, nomes, uso de materiais sem esperar que ela amadureça.
O tema da questão aborda uma mudança de perspectiva educacional influenciada pelas correntes psicológicas construtivista e socioconstrutivista, as quais valorizam a interação entre desenvolvimento e aprendizagem, particularmente na fase de zero a seis anos. A abordagem construtivista, baseada em teóricos como Jean Piaget, e a socioconstrutivista, inspirada em Vygotsky, destacam a importância de o ambiente educativo fornecer estímulos e desafios que possibilitem a construção do conhecimento pelo próprio aluno, considerando sua interação com o meio e com outros indivíduos. Para resolver esta questão, é necessário entender a ênfase na atuação do educador como um facilitador que proporciona experiências de aprendizagem sem que seja imperativo aguardar a maturação completa da criança.
A alternativa correta (C) reflete esse ponto de vista ao indicar que a criança deve ser introduzida em aprendizagens consideradas mais complexas, como a língua escrita, mesmo antes de alcançar um determinado estágio de maturação. Bassedas defende que, ao planejar situações de aprendizagem, deve-se levar em conta a capacidade atual da criança de assimilar e interagir com novos conhecimentos, sem a necessidade de aguardar o desenvolvimento completo de habilidades prévias. Isso implica que o educador deve estar atento às oportunidades de promover aprendizados significativos, que desafiem e ao mesmo tempo respeitem o ritmo individual de cada criança.
Esse enfoque contrasta com as alternativas descartadas, que sugerem aguardar etapas de desenvolvimento ou maturação antes de apresentar certos conteúdos. Essa abordagem mais tradicional não está alinhada com as ideias construtivistas e socioconstrutivistas, que defendem a aprendizagem como um processo ativo, social e contínuo, onde a criança constrói o conhecimento a partir de suas experiências e interações.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta certa: C
introduzir a criança em algumas aprendizagens elevadas como língua escrita, nomes, uso de materiais sem esperar que ela amadureça.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo