A ANS estabelece a lista de critérios que devem ser observad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846000 Enfermagem
A ANS estabelece a lista de critérios que devem ser observados para assegurar a cobertura de alguns procedimentos pelos Planos de Saúde.
Essa lista é denominada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Diretrizes Clínicas - são Instruções baseadas em evidências científicas para auxiliar na atenção à saúde prestada. Alternativa A está errada.

Protocolos normativos - são documentos que estabelecem critérios, parâmetros e padrões para a utilização de uma tecnologia específica em determinada doença ou condição. Alternativa B está errada.

Protocolos Clínicos - estabelecem critérios para diagnóstico da doença, tratamento, posologias recomendadas, mecanismos de controle e acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos. Alternativa C está errada.

Diretrizes de Utilização - lista de critérios que devem ser observados para assegurar a cobertura de alguns procedimentos pelos Planos de Saúde. Alternativa D está correta.

Protocolo de Utilização – é o caminho a ser seguido para que as diretrizes de utilização sejam seguidas. Alternativa E está errada.


Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia

Agência Nacional de Saúde Suplementar (Brasil). A implementação de diretrizes clínicas na atenção à saúde: experiências internacionais e o caso da saúde suplementar no Brasil / organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar – Brasília, DF : OPAS; Rio de Janeiro: ANS, 2009.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre o rito processual de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde - Rol, que estabelece a cobertura assistencial obrigatória a ser garantida nos planos privados de assistência à saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 e naqueles adaptados conforme previsto no art. 35 da Lei n.º 9.656, de 3 de junho de 1998.

Art. 2º As propostas de atualização do Rol - PAR serão recebidas e analisadas de forma contínua pelo órgão técnico competente da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO, e a lista de coberturas assistenciais obrigatórias e de diretrizes de utilização que compõem o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde serão atualizadas semestralmente.

Art. 3º O processo de atualização do Rol observará as seguintes diretrizes:

I - a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, de modo a contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país;

II - as ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças;

III - o alinhamento com as políticas nacionais de saúde;

IV - a utilização dos princípios da avaliação de tecnologias em saúde - ATS;

V - a observância aos princípios da saúde baseada em evidências - SBE;

VI - a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do setor; e

VII - a transparência dos atos administrativos.

Art. 4º Para fins do disposto nesta Resolução, considera-se:

X - diretrizes de utilização - DUT: estabelecem os critérios, baseados nas melhores evidências científicas disponíveis, a serem observados para que sejam asseguradas as coberturas de alguns procedimentos e eventos listados no Rol"

Resolução normativa Número 470 de 09 de Julho de 2021

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo