A partícula que (linha 2) refere-se ou reporta-se à fala do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q308313 Português
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)

Imagem 002.jpg

Com relação aos aspectos linguísticos do Texto 2, analise as questões de 13 a 19.

A partícula que (linha 2) refere-se ou reporta-se à fala do conselheiro Gilberto Valente Martins.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não entendi! Não vejo essa questão como certa! parti do raciocínio que no momento que a banca afirmou que: "A partícula que (linha 2) refere-se ou reporta-se ..." estaria tratando o tema como se fosse pronome relativo e não uma conjunção integrante. Na minha humilde opinião o "que" está introdizindo um complemento para o verbo "disse" ; funcionando, dessa forma, como conjunção integrante, e não como pronome relativo. Errei a questão, não sei se o erro que tive foi de interpretação da questão ou de gramática mesmo. Peço que alguém que domine o tema explique essa questão, bem como aponte em que consisite o meu erro! Agradeço aos amigos!! Abração!! , funciomandofufuiboeufbçuiof   , assimcomo Obrigado
Também entendi o "que" como um conjunção integrante já que, segundo Celso Cunha & Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo, as conjunções integrantes "servem para introduzir uma oração que funciona como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de uma outra oração".

No caso apresentado pela questão, a partícula que introduz um objeto direto do verdo disse, que é a oração: os debates travados no Seminário Nacional: Inovações e Desafios da Nova Lei sobre Crimes de Lavagem de Dinheiro devem levar o CNJ e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a novas reflexões, assim como as escolas de formação de magistrados e procuradores (entendida como a fala do sujeito "o conselheiro Gilberto Valente Martins") .

O verbo dizer é, quando significa narrar, expor, exprimir por palavras, referir, VTD, logo pede um objeto direto.

Por isso, consigo inferir que a partícula que está mesmo referindo-se ou reportando-se à fala do conselheiro Gilberto Valente Martins.
O Conselheiro Gilberto Valente Martins, do Conselho Nacional de Justiça, disse isso.
                            aposto especificativo                  aposto explicativo                  
- conjunção integrante (quando a partícula "que" pode ser substituída por "isso")
-  trata-se, portanto, de um sujeito oracional.

Lembrando sempre que o oposto pode ser retirado da oração sem prejuízo gramatical.
Questão correta; pois a partícula "que" refere-se à fala do conselheiro.
"O conselheiro disse isso".


Também errei por identificar a conjunção integrante. E tenho certeza de que esse "refere-se ou reporta-se" foi colocado aí para pegar os incautos. Mas a verdade é que o fato da partícula "que" ser conjunção integrante não impede que ela se refira a alguma coisa. Pelo contrário: a conjunção integrante vai sempre se referir à oração que introduz. A qual, nesse caso, é a fala do conselheiro. O que ele disse? Ele disse isso, que os debates travados no Seminário Nacional devem levar o CNJ e o CNMP a novas reflexões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo