ABC S.A., empresa de telefonia móvel, cobra tarifa de seus u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1941380 Direito Tributário
ABC S.A., empresa de telefonia móvel, cobra tarifa de seus usuários para a habilitação de chip, e tarifa de assinatura básica mensal, com franquia de minutos em que o usuário paga determinado valor, ainda que não utilize o serviço. Nesse contexto, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o Fisco Estadual pode cobrar o ICMS 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão demanda conhecimentos sobre o tema: ICMS.

 

Para pontuarmos aqui, temos que dominar a seguinte jurisprudência, que indica que serviços preparatórios aos de comunicação, tais quais o de habilitação, instalação, disponibilidade, assinatura (= contratação do serviço), cadastro de usuário e equipamento, etc., não tem incidência de ICMS, mas o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incide sobre a tarifa de assinatura básica mensal cobrada pelas prestadoras de serviço de telefonia, independentemente da franquia de minutos conferida ou não ao usuário”.

Ementa: TRIBUTÁRIO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. ICMS SOBRE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO. TARIFA DE ASSINATURA BÁSICA MENSAL. CONTRAPRESTAÇÃO AO SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO PROPRIAMENTE DITO PRESTADO PELAS CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA. INCIDÊNCIA DO TRIBUTO. 1. O Plenário do Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 572.020 (Rel. Min. MARCO AURÉLIO, Rel. p/ acórdão Min. LUIZ FUX, DJe de 13/10/2014), assentou que o ICMS não incide sobre serviços preparatórios aos de comunicação, tais quais o de habilitação, instalação, disponibilidade, assinatura (= contratação do serviço), cadastro de usuário e equipamento, etc., já que tais serviços são suplementares ou configuram atividade-meio. 2. A tarifa de assinatura básica mensal não é serviço (muito menos serviço preparatório), mas sim a contraprestação pelo serviço de comunicação propriamente dito prestado pela concessionárias de telefonia, consistente no fornecimento, em caráter continuado, das condições materiais para que ocorra a comunicação entre o usuário e terceiro, o que atrai a incidência do ICMS. 3. Fica aprovada a seguinte tese de repercussão geral: “O Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incide sobre a tarifa de assinatura básica mensal cobrada pelas prestadoras de serviço de telefonia, independentemente da franquia de minutos conferida ou não ao usuário”. 4. Recurso extraordinário provido.

(RE 912888, Relator(a): TEORI ZAVASCKI, Tribunal Pleno, julgado em 13/10/2016, ACÓRDÃO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL - MÉRITO DJe-097  DIVULG 09-05-2017  PUBLIC 10-05-2017).

 

Complementando, ainda temos a seguinte súmula do STJ:

Súmula STJ - 350 - O ICMS não incide sobre o serviço de habilitação de telefone celular.

 

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: E

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incide sobre a tarifa de assinatura básica mensal cobrada pelas prestadoras de serviço de telefonia, independentemente da franquia de minutos concedida ou não ao usuário.

STF. Plenário. RE 912888/SP, Rel. Min. Teori Zavascki, julgado em 13/10/2016 (repercussão geral) (Info 843).

Súmula 356-STJ: É legítima a cobrança da tarifa básica pelo uso dos serviços de telefonia fixa.

O ICMS é um imposto estadual que tem como um dos fatos geradores a prestação onerosa de serviços de comunicação.

Existem alguns serviços prestados pelas empresas que são preparatórios aos serviços de comunicação, tais como habilitação, instalação, disponibilidade, assinatura (inicial), cadastro de usuário e equipamento, dentre outros.

Tais serviços preparatórios configuram atividades-meio ou serviços suplementares.

O ICMS incide, tão somente, na atividade final, que é o serviço de telecomunicação propriamente dito, e não sobre o ato de habilitação do telefone celular, que se afigura como atividade meramente intermediária.

STF. Plenário. RE 572020/DF, rel. orig. Min. Marco Aurélio, red. p/ o acórdão Min. Luiz Fux, julgado em 6/2/2014 (Info 734).

Nesse mesmo sentido, o STJ já havia editado a seguinte súmula:

Súmula 350-STJ: O Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) não incide sobre o serviço de habilitação de telefone celular.

Serviços preparatórios à comunicação: NÃO incide ICMS (RE 572020/DF - Súmula 350 STJ)

  1. Configuram atividades-meio ou serviços suplementares (acessórios). Ex: habilitação, instalação, disponibilidade, cadastro de usuário e equipamento.
  2. O valor pago por esses serviços é eventual, remunerando um serviço episódico.
  3. Serviço de assinatura inicial se enquadra aqui.

Tarifa de assinatura básica mensal: incide ICMS (RE 912888/SP)

  1. Trata-se de contraprestação mensal devida pelo usuário de forma contínua e durante todo o contrato como forma de pagamento do próprio serviço de telefonia.
  2. Esta tarifa não retribui um serviço episódico e eventual.
  3. Esta tarifa de assinatura básica mensal é diferente do pagamento pela assinatura inicial.

FONTE: CAVALCANTE, Márcio André Lopes. Incide ICMS sobre a tarifa de assinatura básica mensal de telefonia. Buscador Dizer o Direito, Manaus. Disponível em: <https://www.buscadordizerodireito.com.br/jurisprudencia/detalhes/ac4395adcb3da3b2af3d3972d7a10221#:~:text=Fica%20aprovada%20a%20seguinte%20tese,conferida%20ou%20n%C3%A3o%20ao%20usu%C3%A1rio%E2%80%9D.>. Acesso em: 21/07/2022

GABARITO: E.

.

.

.

ASSINATURA DE TELEFONIA

A tarifa de assinatura básica mensal não é serviço, mas sim contraprestação pelo serviço de comunicação propriamente dito prestado pelas concessionárias de telefonia.

TEMA 827 ->ICMS incide sobre a tarifa de assinatura básica mensal cobrada pelas prestadoras de serviço de telefonia, independente da franquia de minutos conferida ou não ao usuário.”

.

.

PLUS:

  • ·        Súmula nº 334, STJ: O ICMS NÃO incide no serviço dos provedores de acesso à Internet.
  • ·        Súmula nº 350, STJ: O ICMS NÃO incide sobre o serviço de habilitação de telefone celular
  • ·        Súmula nº 356, STJ: É legítima a cobrança da tarifa básica pelo uso dos serviços de telefonia fixa

.

- STJ (REsp 456.650/PR): Os provedores de internet apenas incorporam facilidades a um serviço já existente, os mesmos são usuários e não prestadores do serviço de telecomunicações, não estando sujeitos à incidência do ICMS.

- STJ (RMS 11.368/MT): O serviço de habilitação é mera atividade intermediária NÃO se sujeitando à incidência do ICMS.

- STJ (REsp 1.176.753/RJ): O ICMS NÃO incide sobre quaisquer serviços acessórios aos de comunicação.

Vale lembrar: Não confundir!

O ICMS incidirá sobre a tarifa de energia elétrica efetivamente utilizada!

Tese

Para fim de repercussão geral, o Plenário adotou a seguinte tese, formulada pelo relator: “O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incide sobre a tarifa de assinatura básica mensal cobrada pelas prestadoras de serviços de telefonia, independentemente da franquia de minutos concedida ou não ao usuário.”

O RE 912888 substituiu o Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 782749 como paradigma da repercussão geral.

FT/FB

se é taxa = não se discute e deve sim ser cobrada pois é uma modalidade de tributos;

se é tarifa (preço público) = só é cobrada mediante serviço prestados, ou seja, se o usuário utilizar os serviços;

por aqui já se chegaria na resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo