De acordo com o Código de Processo Civil vigente, no que se...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (26)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme menciona a Lei 13105/2015
CAPÍTULO III
DOS PROCURADORES
Art. 104. O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente.
§ 1º Nas hipóteses previstas no caput , o advogado deverá, independentemente de caução, exibir a procuração no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período por despacho do juiz.
§ 2º O ato não ratificado será considerado ineficaz relativamente àquele em cujo nome foi praticado, respondendo o advogado pelas despesas e por perdas e danos.
(A) Art. 104. O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente;
(B) Art. 103, Parágrafo único: É lícito à parte postular em causa própria quando tiver habilitação legal;
(C) Não se admite a procuração geral para o foro, devendo ser específicas todas as cláusulas para praticar atos nos processos ;
(D) Art. 103: A parte será representada em juízo por advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.
(E) Uma procuração específica é sempre exigida para se analisar, em cartório de fórum, os autos de determinado processo judicial.
GABARITO: A
a) CERTO: Art. 104. O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente.
b) ERRADO: Art. 103, Parágrafo único. É lícito à parte postular em causa própria quando tiver habilitação legal.
c) ERRADO: Art. 105. A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.
d) ERRADO: Art. 103. A parte será representada em juízo por advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.
e) ERRADO: Art. 105. A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.
Pois é! A rigor, estaria errada a assertiva A. Já que não é admitido ao advogado atuar sem procuração, exceto em causa própria.
No caso, para evitar a preclusão de direito, ele poderá praticar ato sem procuração, mas deverá juntá-la posteriormente, no prazo de 15 dias. Ou seja, qualquer advogado não pode ATUAR sem procuração!
De acordo com o Código de Processo Civil vigente, no que se refere aos Procuradores, pode-se dizer que: o advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo