Nos primeiros começos de Brasília Brasília é construída na l...
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Ano: 2006
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Instituto Rio Branco
Prova:
CESPE - 2006 - Instituto Rio Branco - Diplomata - Bolsa-prêmio de vocação para a Diplomacia - Objetiva |
Q100357
Português
Texto associado
![Imagem 008.jpg](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/23764/Imagem 008.jpg)
Acerca do fragmento de texto acima, de Bárbara Freitag, julgue os itens que se seguem.
![Imagem 008.jpg](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/23764/Imagem 008.jpg)
Acerca do fragmento de texto acima, de Bárbara Freitag, julgue os itens que se seguem.
Nos primeiros começos de Brasília
Brasília é construída na linha do horizonte — Brasília é artificial. Tão artificial como devia ter sido o mundo quando foi criado. — Se eu dissesse que Brasília é bonita, veriam imediatamente que gostei da cidade. Mas se digo que Brasília é a imagem de minha insônia, vêem nisso uma acusação; mas a minha insônia não é bonita nem feia — minha insônia sou eu, é vivida, é o meu espanto. Os dois arquitetos não pensaram em construir beleza, seria fácil; eles ergueram o espanto deles, e deixaram o espanto inexplicado. A criação não é uma compreensão, é um novo mistério.
Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 292-3 (com adaptações).
Com referência ao segundo texto de Bárbara Freitag e ao texto acima, de Clarice Lispector, julgue o seguinte item.
A idéia central do texto de Bárbara Freitag contrapõe-se radicalmente às idéias desenvolvidas por Clarice Lispector em seu texto.
Brasília é construída na linha do horizonte — Brasília é artificial. Tão artificial como devia ter sido o mundo quando foi criado. — Se eu dissesse que Brasília é bonita, veriam imediatamente que gostei da cidade. Mas se digo que Brasília é a imagem de minha insônia, vêem nisso uma acusação; mas a minha insônia não é bonita nem feia — minha insônia sou eu, é vivida, é o meu espanto. Os dois arquitetos não pensaram em construir beleza, seria fácil; eles ergueram o espanto deles, e deixaram o espanto inexplicado. A criação não é uma compreensão, é um novo mistério.
Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 292-3 (com adaptações).
Com referência ao segundo texto de Bárbara Freitag e ao texto acima, de Clarice Lispector, julgue o seguinte item.
A idéia central do texto de Bárbara Freitag contrapõe-se radicalmente às idéias desenvolvidas por Clarice Lispector em seu texto.