No que se refere ao direito coletivo do trabalho e ao direit...
Ainda que as partes não tenham tentado solucionar, direta e pacificamente, o conflito que constituiu o objeto de determinada greve, esta ainda poderá ser legalmente levada a efeito, conforme entendimento jurisprudencial do TST.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
eRRAErrado.
Órgão Judicante: SDC
Situação: REDAÇÃO ORIGINAL
Primeira Publicação:
Segunda Publicação:
Última Publicação: 27/03/1998
Inteiro Teor :
GREVE. IMPRESCINDIBILIDADE DE TENTATIVA DIRETA E PACÍFICA DA SOLUÇÃO DO CONFLITO. ETAPA NEGOCIAL PRÉVIA.
É abusiva a greve levada a efeito sem que as partes hajam tentado, direta e pacificamente, solucionar o conflito que lhe constitui o objeto.
Observação: (inserida em 27.03.1998)
ORIENTAÇÕES JURISPRUDENCIAIS DO TRIBUNAL
SUPERIOR DO TRABALHO
SEÇÃO DE DISSÍDIOS COLETIVOS
✅11 - Greve. Imprescindibilidade de tentativa direta e pacífica da solução do conflito. Etapa negocial prévia. (Inserida em 27.03.1998)
✅É abusiva a greve levada a efeito sem que as partes hajam tentado, direta e pacificamente, solucionar o conflito que lhe constitui o objeto.
❌ Errado
Súmula 436 do TST, a greve somente será considerada legal se houver uma tentativa prévia de negociação entre as partes envolvidas. Isso significa que a greve não pode ser deflagrada sem que as partes envolvidas, em princípio, tenham tentado resolver o conflito de forma pacífica e negociada.
A Constituição Federal, no art. 9º, assegura o direito de greve, mas também impõe condições para que ela seja legal. Uma dessas condições é que deve haver uma tentativa de solução pacífica do conflito antes da deflagração da greve. Ou seja, a greve não pode ser realizada sem que haja, antes, a busca por um acordo, como a mediação e negociação entre as partes.
⏳ GABARITO – “ERRADO” ⚖️
Comentário:
A assertiva está “ERRADA”, pois, de acordo com a OJ-SDC-11 do TST, é imprescindível que as partes tenham buscado, previamente, resolver de forma direta e pacífica o conflito coletivo de trabalho, antes de deflagrarem a greve.
“OJ-SDC-11 GREVE. IMPRESCINDIBILIDADE DE TENTATIVA DIRETA E PACÍFICA DA SOLUÇÃO DO CONFLITO. ETAPA NEGOCIAL PRÉVIA (inserida em 27.03.1998)
É abusiva a greve levada a efeito sem que as partes hajam tentado, direta e pacificamente, solucionar o conflito que lhe constitui o objeto.”
Assim, a etapa negocial é condição prévia para a legalidade do exercício do direito de greve e a ausência dessa tentativa configura abuso do direito, sendo a greve só será considerada ilícita.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo