Em “Ele citou como exemplo o crime de injúria por questão de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q308316 Português
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)

Imagem 002.jpg

Com relação aos aspectos linguísticos do Texto 2, analise as questões de 13 a 19.

Em “Ele citou como exemplo o crime de injúria por questão de raça, que é punido com até três anos de prisão, enquanto a lesão corporal tem uma pena menor” (linhas 13 e 14) o vocábulo até é uma preposição e o vocábulo enquanto é uma advérbio temporal.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esta ERRADO.
Temos o seguinte enunciado: Em “Ele citou como exemplo o crime de injúria por questão de raça, que é punido com até três anos de prisão, enquanto a lesão corporal tem uma pena menor” (linhas 13 e 14) o vocábulo até é uma preposição e o vocábulo enquanto é uma advérbio temporal.
Entendo que o ERRO esta em afirmar que "enquanto" é um advérbio temporal, ao passo que, na verdade, seria conjunção.
Vejamos...
#1) até: preposição. 1 expressa um limite posterior de tempo. Ex.: Ficará a. maio. 2 expressa um limite espacial, o término de uma distância ou de uma superfície. Exs.: Trace uma linha a. o canto venha a. aqui.
#2) enquantoconjunção. 1 introduz oração subordinada adverbial dando ideia de: 1.1 tempo: durante o tempo em que, no tempo em que, sempre que, quando. Exs.: Pensa nas horas de lazer, equanto trabalha.; Enquanto era estudante, nunca dormia tarde. 1.2 proporção: ao passo que, à medida que. Ex.: Cansava-se, enquanto subia  1.3 conformidade: na qualidade de; como. Ex.: Enquanto animal racional, não devia agir daquela maneira.
Arrisco dizer que o erro da questão está no fato de a conjunção(faz a ligação entre as orações) enquanto, que é um advérbio temporal, trazer um sentido de comparação dentro do contexto textual.

Vou tentar ser claro:

O texto diz que o juiz Ricardo alega ser "um sistema falido"  o sistema brasileiro e que o código penal é uma colcha de retalhos. Após ele explixa o porquê [...]

Ele cita um crime, que julga ser de baixo potencial, com uma pena relativamente alta e compara com outro, o de lesão corporal - crime grave-, com uma pena leve. Na oração abaixo ele ainda comenta [...]

Linha 14.
"OUTRO EXEMPLO é que a lesão corporal provocada por um acidente de automóvel ganhou mais gravidade (enquanto deveria ganhar) DO QUE a lesão corporal dolosa."

Um baraço.
No caso o vocábulo até não estaria exercendo a função de Advérbio já que há na frase a preposição com? Se até for preposição não teríamos duas preposições seguidas uma da outra?
Alguém pode ajudar?!?!?!
estou com a mesma duvida do josue!!! até normalmente funciona como preposicao...tanto que a crase é facultatva depois da preposicao ate. Fui até a casa de joana.
 Mas neste caso nao exerceria outra funcao...adverbial, talvez??? alguem pode nos ajudar? grata

“Ele citou como exemplo o crime de injúria por questão de raça, que é punido com até três anos de prisão, enquanto a lesão corporal tem uma pena menor” 

até = preposição

enquanto (no texto) = conjunção subordinativa comparativa 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo