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Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TJ-CE Prova: FCC - 2022 - TJ-CE - Oficial de Justiça |
Q1951051 Português

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo. 


[Religiões e progresso]

É conhecida a tese de que nas sociedades pré-modernas, como o medievo europeu ou as culturas ameríndias e africanas tradicionais, a religião não tem uma existência à parte das demais esferas da vida, não é um nicho compartimentalizado de devoção e celebração ritual demarcado no tempo e no espaço, mas está integrada à textura do cotidiano comum e permeia todas as instâncias da existência.  

A separação radical entre o profano e o sagrado – entre o mundo secular regido pela razão, de um lado, e o mundo da fé, regido por opções e afinidades estritamente pessoais, de outro – seria um traço distintivo da moderna cultura ocidental. Mas será isso mesmo verdade? Até que ponto o mundo moderno teria de fato banido a emoção religiosa da vida prática e confinado a esfera do sagrado ao gueto das preces, contrições e liturgias dominantes? Ou não seria essa compartimentalização, antes, um meio de apaziguar as antigas formas de religiosidade e ajustar contas com elas ao mesmo tempo em que se abre e se desobstrui o terreno visando a liberação da vida prática para o culto de outros deuses e de outra fé?

Não se trata, é claro, de negar o valor desses outros deuses: a ciência, a técnica, o conforto material, a sede de acumulação de riquezas. O equívoco está em absolutizar esses novos deuses em relação a outros valores, e esperar deles mais do que podem oferecer. A ciência jamais decifrará o enigma de existir; a tecnologia não substitui a ética; e o aumento indefinido de renda e riqueza não nos conduz a vidas mais livres, plenas e dignas de serem vividas, além de pôr em risco o equilíbrio mesmo da bioesfera.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 152-153)

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As crenças e ritos antigos onde os homens se apegavam eram mais sólidos que os deuses de hoje. ONDE é usado para indicar lugar.

O sagrado e o profano, que suas fronteiras hoje se mostram nítidas, nas sociedades pré-modernas podiam integrar-se. AS QUAIS *

A ciência e a técnica gozam hoje de um prestígio no qual ninguém, em sã consciência, ousa contestar. Quem contesta, contesta ALGO! OS QUAIS*

Os enigmas do viver, de cujo esclarecimento somos carentes, seguem sendo alvos da nossa especulação. Quem é carente, é carente DE algo. GABARITO

A acumulação de riqueza é uma meta obsessiva aonde bem poucas criaturas se dispõem a renunciar. AONDE é usado para deslocamento de lugar, não regendo também a palavra.

Diogo França

Alternativas

a] As crenças e ritos antigos onde os homens se apegavam eram mais sólidos que os deuses de hoje. ONDE é usado para indicar lugar.

b]O sagrado e o profano, que suas fronteiras hoje se mostram nítidas, nas sociedades pré-modernas podiam integrar-se. AS QUAIS *

c] A ciência e a técnica gozam hoje de um prestígio no qual ninguém, em sã consciência, ousa contestar. Quem contesta, contesta ALGO! OS QUAIS*

d] Os enigmas do viver, de cujo esclarecimento somos carentes, seguem sendo alvos da nossa especulação. Quem é carente, é carente DE algo. GABARITO

e] A acumulação de riqueza é uma meta obsessiva aonde bem poucas criaturas se dispõem a renunciar. AONDE é usado para deslocamento de lugar, não regendo também a palavra.

Na B não seria "CUJAS fronteiras hoje se mostram nítidas,"?

CORRIGINDO ALGUNS COMENTÁRIOS:

B) O sagrado e o profano, que suas fronteiras hoje se mostram nítidas, nas sociedades pré-modernas podiam integrar-se.  (O correto seria: CUJAS fronteiras hoje se mostram nítidas)

gabarito comentado pelo professor com duração de 11 minutos é para acabar mesmo !

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